16/12/2019 às 12h56min - Atualizada em 23/12/2019 às 20h48min

Você está preparado para o futuro? Descubra quais serão as competências mais valorizadas

O momento de decidir qual carreira seguir é uma grande decisão na vida de qualquer pessoa. Sempre é possível voltar atrás, escolher um novo caminho ou ampliar as suas possibilidades, mas o mundo moderno coloca um novo desafio: com a sofisticação cada vez maior das tecnologias, quais serão as profissões e competências mais valorizadas no futuro?

Para ter uma escolha mais assertiva, pessoas podem optar por aconselhamento ou teste vocacional, podendo descobrir áreas que talvez jamais tivessem considerado, mas para as quais possuem todo o talento e a competência para se aprimorar e se tornar um grande profissional.

Afinal, todos os planejamentos do presente devem envolver o conhecimento de que o futuro reserva um ambiente automatizado, em que o conhecimento e as capacidades humanas serão ainda mais valorizadas, uma vez que trabalhos meramente mecânicos se tornam cada vez mais obsoletos.

As habilidades para vencer no futuro

Um estudo realizado pela IBM (Institute for Business Value) revelou que, nos próximos três anos, cerca de 120 milhões de trabalhadores entre as dez maiores economias do planeta deverão passar por um processo de recapacitação profissional. Apenas no Brasil, o estimado é que aproximadamente 7,2 milhões de profissionais deverão passar por treinamentos para adquirir novas habilidades, para continuar ou reingressar no mercado de trabalho.

A era digital é o principal motivo para a exigência de capacitação profissional atualmente, uma vez que as máquinas estão conseguindo suprir a necessidade de trabalhos mecânicos. Por isso, dos seres humanos é exigido o conhecimento de mais competências que sejam essencialmente humanas. As soft skills, habilidades como empatia, inteligência emocional e resiliência, são os grandes fatores que farão a diferença entre a mão de obra humana e artificial.

Como conquistar soft skills

As soft skills podem ser aprendidas no seu dia a dia. Um dos principais meios de adquiri-las é buscando a positividade, mesmo nas situações de estresse e pressão. A inteligência emocional, principalmente, é adquirida com o treino, assim como o autoconhecimento.

Ao conseguir mudar a sua perspectiva em frente a possíveis erros e falhas, sejam elas próprias ou de outras pessoas, você consegue criar o hábito de buscar a compreensão antes de agir. E, mesmo quando uma ação é solicitada de maneira urgente, a força do hábito tenderá para a solução mais eficiente, não aquela que é ligada por instintos adquiridos a partir de fortes emoções.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »