20/12/2019 às 17h26min - Atualizada em 23/12/2019 às 20h47min

Você sabe reconhecer os sinais do câncer de pele?

Todos os tipos de câncer de pele estão relacionados à radiação ultravioleta do sol. De acordo com Elimar Gomes, dermatologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, “tanto a exposição solar crônica diária, ou seja, pequena quantidade de sol nas áreas expostas ao longo da vida, quanto episódios de exposição intensa e desprotegida, que podem ocasionar queimaduras, aumentam as chances de desenvolver o tumor de maior incidência no ser humano”.
 
Ele ressalta que o tipo de câncer de pele mais comum é o carcinoma basocelular (CBC), que se divide em três subtipos: o nodular, que são machucados elevados, com pequenos vasos sanguíneos visíveis; o superficial, que aparece no corpo com manchas avermelhadas, sem sintomas e podem sangrar com facilidade e o infiltrativo que apresenta a probabilidade de formar feridas. “Ele pode ocorrer principalmente após os 50 anos e é mais comum nas áreas da pele expostas ao sol. Porém, se diagnosticado precocemente e bem tratado, esse tipo de câncer pode ser curado”, afirma o dermatologista.
 
Já o carcinoma espinocelular (CEC) pode aparecer no corpo como uma lesão avermelhada em forma de verruga ou uma ferida que não cicatriza. O crescimento é gradual, pode ficar doloroso ou sangrar fácil. “A principal condição de risco é o acúmulo de exposição solar ao longo da vida. Esse tipo de câncer é mais comum em homens e idosos e se manifesta no rosto, pescoço, lábios e orelhas”, conta.
 
O tipo de câncer melanoma se apresenta como uma pinta irregular na pele, na maioria das vezes, e tem crescimento progressivo. O especialista da BP afirma que o sinal do melanoma chama a atenção no corpo porque muda de formato ou relevo. “O fator genético também é determinante. Quem tem familiares com histórico de câncer de pele, principalmente o melanoma, deve ficar mais atento. Os cuidados precisam ser redobrados também com pessoas com muitas pintas, cicatrizes, feridas crônicas ou imunossuprimidas”, afirma. O melanoma é o tipo mais grave da doença, pois rapidamente pode provocar metástase, que é a disseminação do câncer para outros órgãos.
 
O dermatologista reforça que pessoas de cabelos loiros ou ruivos, olhos claros ou de pele clara, que facilmente ficam vermelhas quando tomam sol, têm risco ainda maior de ter a doença. “O melhor caminho é a prevenção e, portanto, é importante evitar o sol entre 9h e 15h, usar camiseta, chapéu de abas largas, sombrinha e guarda-sol e, principalmente, aplicar protetor solar diariamente, repetindo a aplicação a cada três horas”, finaliza.
 
Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
 
A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde moderno e atualizado que valoriza a vida de todos e de cada um. Composto por 4 hospitais com foco em alta complexidade e que atendem diferentes perfis de clientes e outros 3 serviços que contemplam medicina diagnóstica, atendimento ambulatorial e educação e pesquisa, a BP compreende mais de 220 mil m² construídos, 7.500 colaboradores e 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista, onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
O polo de saúde é composto pelo Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, um conjunto de iniciativas da BP com foco em promoção de saúde por meio do cuidado integral, num um olhar atento e acolhedor da instituição para fora dos seus muros, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população como um todo; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »