10/12/2019 às 16h10min - Atualizada em 11/12/2019 às 14h38min

Vale a pena comprar uma casa de praia

Já se tornou uma tradição para muitos brasileiros: o final do ano é o momento de tirar férias e ir para o litoral, aproveitar o calor para ficar na praia e ver os fogos do Réveillon diretamente da areia.

Esse período na praia faz com que muitas pessoas se questionem: será que vale a pena adquirir um imóvel na praia?

De acordo com o lugar em que o imóvel for comprado, os preços podem ser mais econômicos e render um bom investimento. Mas é necessário ponderar alguns pontos, para avaliar se é melhor encontrar um apartamento para alugar por temporada ou comprar um imóvel próprio para usufruir nos finais de semana e feriados.

Veja as nossas dicas para tomar a decisão certa!

Vantagens e desvantagens

Algumas das principais vantagens da casa na praia são a autonomia para organizar e decorar o imóvel, a disponibilidade para o seu lazer, a possibilidade de investimentos e ganhos (aluguel do imóvel por temporada) e a possibilidade de ter mais tempo com a família e os amigos aproveitando o verão.

No entanto, se você não for utilizar o imóvel com frequência, será necessário ter alguém para fazer a manutenção e vistoria do local – principalmente, se for uma casa. Além disso, todo imóvel tem custos além da utilização, como os impostos, que podem ser bem altos de acordo com a localização e o tamanho do terreno.

Comprar ou alugar

Se você não pensa em ter um imóvel para investir, o mais atrativo pode ser o aluguel de acordo com a sua disponibilidade e o desejo de visitar determinadas praias. Assim, você pode passar cada feriado ou férias em um lugar diferente, sem se preocupar com o imóvel que você já possui.

Se a intenção é ter uma fonte de renda, você pode usar o valor arrecadado com o aluguel da casa para o pagamento de outras despesas ou até mesmo o aluguel de uma outra estrutura para conhecer outras praias ou regiões do Brasil e do mundo. Portanto, avalie o quanto o imóvel pode trazer de rendimento para você e para os seus projetos futuros, pensando inclusive na liquidez que esse investimento possui – ou seja, na facilidade de transformá-lo em dinheiro a partir de uma venda.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »