10/12/2019 às 16h43min - Atualizada em 11/12/2019 às 14h38min

Veja os cuidados com o ar condicionado no verão

O verão está logo aí. As altas temperaturas estimulam a procura por alternativas para se refrescar: uns preferem piscina, outros, praia e, para quem fica em casa, ventilador ou ar condicionado. O último é um aparelho muito eficiente para refrescar um ambiente fechado, mas exige alguns cuidados para não prejudicar a saúde dos demais.

A limpeza do aparelho garante noites mais tranquilas e evita problemas respiratórios. Quem possui rinite alérgica, por exemplo, pode ter crises graças ao pó que se acumula nos aparelhos. Portanto, essa é a hora de fazer uma manutenção preventiva no ar condicionado.

O filtro precisa ser higienizado a cada 15 dias, independentemente do modelo. Água corrente, detergente neutro e uma escova de cerdas macias são o ideal para retirar as impurezas. Quando os resíduos são retirados, também há um ganho de produtividade e menos gasto com a energia.

Quando as vias estão obstruídas, o ar condicionado passa a utilizar mais energia para conseguir refrescar o ambiente. Isso, por consequência, também faz aumentar a conta de luz no final do mês. Por isso, além de ser uma medida preventiva a favor da saúde, também te ajuda a economizar dinheiro.

Quando o aparelho fica meses sem ser ligado, também pode haver acúmulo de gotículas de água, já que o equipamento retira a humidade do ar. Nestes casos, a água parada pode até criar um ambiente propício para o acúmulo de bactérias, forçando a higienização completa.

Em grande parte dos casos, será necessário contratar uma empresa especializada para a completa limpeza do equipamento. Eles podem manusear os componentes de forma que não os danifique, principalmente quando é necessário desmontar o aparelho.

Por fim, cuidado com mudanças bruscas de temperatura. Mantenha o ambiente climatizado e não extremamente gelado. Caso contrário, há maior chance de ter problemas respiratórios, dores musculares e crises em pessoas que possuem rinite, bronquite, asma e sinusite.

Se for adquirir um ar condicionado agora, pesquise os preços em diferentes lojas. Essa também  é a época do ano no qual há mais procura por serviços de instalação e entrega, o que pode atrasar o cronograma e deixar com que você passe calor por alguns dias. O mais indicado pelos especialistas é adquirir o equipamento  em outras estações, como no inverno - por causa da baixa procura, os valores ficam mais atrativos porque os varejistas precisam zerar o estoque.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »