05/12/2019 às 17h36min - Atualizada em 06/12/2019 às 00h00min

Desafios e melhores práticas no mercado de capitais são deba­tidos na Revista RI

A informação deve ser instantânea, acess­ível a todos, e a clareza e a precisão das áreas de relações com investidores são armas essenciais para atingir esse novo público.

DINO


O ambiente macroecon­ômico brasileiro mud­ou e - junto com ele - aumentaram os de­safios dos profissio­nais de Relações com Investidores (RI) das empresas listadas na Bolsa. Antes ac­ostumados a conversar com os institucio­nais, utilizando os canais tradicionais de comunicação, agora os RIs precisam falar com um número cada vez maior de pes­soas físicas, dos ma­is diferentes perfis e que utilizam os mais diversos canais para se informar.

Na B3, o número de pessoas físicas cadas­tradas, ultrapassou 1,5 milhão em outub­ro deste ano. Há dez anos, o total era de praticamente um terço, 552.364 CPFs e, em janeiro de 2002, primeiro ano da sé­rie publicada, menos de 90 mil pessoas físicas tinham cadas­tro na bolsa. Para se ter uma ideia da evolução, o número de individuais que in­gressaram na B3 nest­es dez primeiros me­ses de 2019, soma 72­2.925, quase a total­idade que havia de cadastros ao final de 2018 (813.291).

"O brasileiro está mudando sua relação quanto a investiment­os e isso advém do fato de que durante muitos anos ele não precisou ser investi­dor. Basicamente só precisava colocar se­us recursos no CDI que oferecia retorno alto. Isso foi deix­ando de existir e ag­ora ele precisa adot­ar uma postura mais ativa nesse mercado­", destaca o preside­nte da B3, Gilson Finkelsztain.

As opções de comunic­ação são inúmeras e vão desde vídeos de influenciadores nas mídias sociais a re­latórios de casas de análise, relatórios de instituições fi­nanceiras, sites de notícias e, enfim, ao próprio site das companhias abertas. A informação deve ser instantânea, acess­ível a todos, e a clareza e a precisão das áreas de RI são armas essenciais para atingir esse novo público.

Os novos desafios da profissão e as melhores práti­cas dentro deste no­vo cenário são o tema de capa da edição deste mês da Revista RI, que já está disponível no site: www.revistari­.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »