29/11/2019 às 15h37min - Atualizada em 02/12/2019 às 14h52min

A armadilha do nome Qualidade Total


Conheci a Qualidade Total como TQC-Total Quality Control na década de 80 quando trabalhava na Firestone e a empresa foi adquirida pela japonesa Bridgestone.

Aprendi com a Rhodia e mais tarde reforçado pelo trabalho do Prof.Falconi a importância da “pregação” do Dr.Deming (1) sobre os 14 Princípios da Qualidade que são na verdade princípios de administração geral e de posturas empresariais e, literalmente, tem muito pouco a ver com o  Controle da Qualidade, aquele pessoal que usa instrumentos de medição ou outros recursos para verificar se um produto está conforme sua especificação, da mesma forma que a ISO 9001 é confundida com qualidade do produto ao invés da qualidade do sistema/ processos que cobrem todas as atividades da empresa, desde a concepção do produto até seu uso pelo consumidor passando por vendas, finanças, Rh e as demais áreas do negócio.

O Dr. Deming é considerado pelos japoneses como o pai da Qualidade Total tanto que o maior premio nacional da qualidade do Japão é denominado Premio Deming. E faço questão de informar que o japonês Dr.Kaoru Ishikawa fez contribuições muito significativas para a QT, sem mencionar outros gurus japoneses como Shigeo Shingo, Masaaki Imai, Taguchi e tantos outros.

Cada vez que a Qualidade Total é atrelada simplesmente ao Controle da Qualidade, esses gurus citados devem se “revirar na tumba” pois sua mensagem não foi captada e notem, foi a mensagem que elevou o Japão a potencia mundial saindo de um estado miserável de pós-guerra.

Às pessoas interessadas no tema apresento no final do artigo o enunciado dos 14 princípios (2) para que percebam que não é assunto apenas da Produção, ou dos engenheiros da fábrica mas sim dos empresários, gestores e colaboradores de todas as áreas e ramos da atividade humana.

Então minha amiga bibliotecária me pergunta: “Mas, a Qualidade Total então pode ser aplicada no dia a dia das pessoas, em casa, na comunidade?” E minha resposta é: sim!

Qualidade Total é Qualidade de Vida, é exercer suas atividades buscando a excelência, melhoria continua, satisfação do cliente (interno e externo). Qualidade Total é estar no controle do que você faz, reduzir as surpresas desagradáveis (que podem ser desde um desentendimento com sua esposa até uma devolução de um produto pelo cliente).

Qualidade Total é buscar o aprendizado continuo, seja numa tarefa simples ou extremamente complexa, num hospital, num banco, numa padaria, tanto quanto numa fábrica.

Minha vida mudou quando conheci a filosofia do Dr.Deming, busco a Qualidade Total o tempo todo e cada vez percebo como é grande a distancia que me separa da excelência pois quanto mais aprendo, mais meu universo se amplia (como disse Sócrates: “só sei que nada sei”)

Nomes são por demais importantes no mundo de hoje, mas vou continuar com esse: Qualidade Total !

*Celso Estrella é Engenheiro Industrial especialista em Técnicas Japonesas de Gestão e diretor da CriaCorp-Desenvolvimento Empresarial www.criacorp.com.br

(1) Willian Edward Deming (1900-1993). Estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor americano. Desenvolveu os 14 princípios da administração e suas recomendações só foram aceitas por parte das empresas americanas depois de sua aplicação no Japão.

(2) Os 14 Princípios da Administração

1.Criar constância de propósito de aperfeiçoamento do produto e serviço, a fim de torná-los competitivos, perpetuá-los no mercado e gerar empregos.
2.Adotar uma nova filosofia. Vivemos numa nova era econômica. A administração ocidental deve despertar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidade e assumir a liderança em direção à transformação.
3.Acabar com a dependência de inspeção para a obtenção da qualidade. Eliminar a necessidade de inspeção em massa, priorizando a internalização da qualidade do produto.
4.Acabar com a prática de negócios compensador baseado apenas no preço. Em vez disso, minimizar o custo total. Insistir na idéia de um único fornecedor para cada item, desenvolvendo relacionamentos duradouros, calcados na qualidade e na confiança.
5.Aperfeiçoar constante e continuamente todo o processo de planejamento, produção e serviços, com o objetivo de aumentar a qualidade e a produtividade e, conseqüentemente, reduzir os custos.
6.Fornecer treinamento no local de trabalho.
7.Adotar e estabelecer liderança. O objetivo da liderança é ajudar as pessoas a realizar um trabalho melhor. Assim como a liderança dos trabalhadores, a liderança empresarial necessita de uma completa reformulação.
8.Eliminar o medo.
9.Quebrar as barreiras entre departamentos. Os colaboradores dos setores de pesquisa, projetos, vendas, compras ou produção devem trabalhar em equipe, tornando-se capazes de antecipar problemas que possam surgir durante a produção ou durante a utilização dos produtos ou serviços.
10.Eliminar slogans, exortações, e metas dirigidas aos empregados.
11.Eliminar padrões artificiais (cotas numéricas) para o chão de fábrica, a administração por objetivos (APO) e a administração através de números e metas numéricas.
12.Remover barreiras que despojem as pessoas de orgulho no trabalho. A atenção dos supervisores deve voltar-se para a qualidade e não para números. Remover as barreiras que usurpam dos colaboradores das áreas administrativas e de planejamento/engenharia o justo direito de orgulhar-se do produto de seu trabalho. Isso significa a abolição das avaliações de desempenho ou de mérito e da administração por objetivos ou por números.
13.Estabelecer um programa rigoroso de educação e auto-aperfeiçoamento para todo o pessoal.
14.Colocar todos da empresa para trabalhar de modo a realizar a transformação. A transformação é tarefa de todos.

Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/W._Edwards_Deming wwww.wikipediahttp://pt.wikipedia.org/wiki/W._Edwards_Deminghttp://pt.wikipedia.org/wiki/W._Edwards_Deming


 
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