02/12/2019 às 14h17min - Atualizada em 02/12/2019 às 14h52min

Descubra os problemas de saúde que são causados pela tecnologia

De acordo com o relatório Digital in 2018, o mundo todo já chegou ao número de 4,02 bilhões de pessoas que estão conectadas à internet. Em relação aos usuários de celulares, o número chega a 5,1 bilhões, o que representa 68% da população global.

Segundo dados divulgados pelo IBGE, no Brasil existem 116 milhões de internautas – dos quais 94,5% preferem acessar a rede por meio de seus smartphones. Além disso, o Brasil é considerado o terceiro país que passa o maior tempo conectado, com média de nove horas e 14 minutos todos os dias.

O sucesso da internet no Brasil e no mundo é justificado: através da internet, é possível encontrar serviços e entretenimento de uma forma mais democrática, além de permitir a comunicação com pessoas que nem sempre estão próximas.

No entanto, além de diversos benefícios, é necessário ficar atento a alguns cuidados, pois essas tecnologias também podem trazer prejuízos.

Com um número cada vez maior de pessoas buscando armação de óculos de grau, especialistas alertam para a frequência e a maneira mais adequada de usar as redes sociais, smartphones e notebooks, que representam um perigo principalmente para as crianças e adolescentes.

Além disso, alguns estudos apontam uma relação entre doenças psicológicas, como ansiedade e depressão, e o uso exagerado das redes sociais. Um dos principais motivos é a arquitetura dessas páginas, construídas para chamar a atenção, dar satisfação e gerar o sentimento de necessidade. O efeito desses estímulos no cérebro é o mesmo de ir até um cassino fazer uma aposta.

O uso contínuo das telas de computadores e celulares pode gerar ressecamento dos olhos, além de aumentar o risco de miopia.

Quanto à audição, o perigo pode estar na falta de informação. Sons acima de 80 decibéis podem ser extremamente prejudiciais, mas há malefícios para a saúde ainda que você esteja usando um fone de ouvido com música baixa.

Usar o fone de ouvido por longos períodos pode causar dor de cabeça e zumbido no ouvido, ainda que a música esteja mais baixa. Uma forma de evitar isso é usar com moderação e escolher produtos de qualidade.

A luz artificial dos aparelhos eletrônicos também pode prejudicar a saúde da pele, principalmente na formação de manchas mais escuras. Isso também pode causar o envelhecimento precoce da pele, graças à presença de raios ultravioletas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »