02/12/2019 às 14h22min - Atualizada em 02/12/2019 às 14h52min

Como começar 2020 se preparando para o Enem

O ano de 2019 já chegou ao fim. Por isso, para os vestibulandos de 2020, é importante começar a organizar os estudos para o ano que está prestes a começar. Isto porque, para conseguir uma bolsa no Enem e em outros vestibulares, o segredo é ter disciplina e estudar durante todo o ano.

A preparação para entrar em uma faculdade pode ser um momento muito delicado e estressante na vida de um aluno. No entanto, com dedicação, organização das tarefas e tempo para descansar, esse período pode ser mais calmo. Por isso, separamos abaixo cinco dicas para começar 2020 se preparando para o Enem.

1. Planeje-se

Antes de qualquer coisa, o recomendado é montar um cronograma diário ou semanal de estudos -- ter um planner é de grande valia para a organização das tarefas. Assim, você divide a semana com os horários de aula, tipo de estudo e descanso. Isso contribui para manter uma rotina de estudos e, consequentemente, atingir bons resultados nas provas. 

2. Dê atenção especial para as matérias de mais dificuldade

É comum que algumas matérias sejam mais difíceis do que outras. E, por isso, o ideal é dedicar um tempo a mais para essas disciplinas, sem deixar de estudar para as demais. Sendo assim, para facilitar, liste os conteúdos de maior dificuldade e busque novos materiais de apoio para sanar as dúvidas. 

3. Faça provas anteriores 

Ao fazer provas de vestibulares de anos passados, é possível entender como funciona o modelo das questões e descobrir quais são suas maiores dúvidas e dificuldades. Assim, é possível praticar melhor os conteúdos e o tempo dedicado à realização das provas. 

4. Treine a redação

Além de estudar os conteúdos, é importante treinar a redação -- afinal, ela possui peso importante nas notas dos vestibulares. Por isso, no cronograma, inclua a produção de uma redação por semana. 

Mantenha-se alinhado aos temas das atualidades e pratique suas argumentações. Se possível, mostre para algum professor para que ele possa corrigir e apontar melhorias. 

5. Descanse e cuide-se

O recomendado é estudar de segunda a sexta-feira os conteúdos e no sábado fazer uma revisão geral do que foi aprendido. Já o domingo deve ser dedicado totalmente para relaxar e espairecer. 

Além disso, é de extrema importância estar bem e saudável para se dar bem em um vestibular. Portanto, faça pausas, se alimente bem e pratique exercícios. Isso vai te deixar menos tenso e te ajudar a tranquilizar-se. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »