05/11/2019 às 11h25min - Atualizada em 05/11/2019 às 11h25min

​Prova de Corrida: especialista dá dicas de alimentação para o grande dia

Redação
Apostar na hidratação e em alimentos fontes de carboidratos estão entre as dicas da nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, para um exercício com saúde e disposição do começo ao fim
A 1ª edição da Corrida Oba - Etapa São Paulo fornece diversos benefícios para os participantes, como mesa de café da manhã com frutas e água de coco
 
Com a proximidade da primeira edição da Corrida Oba – Etapa em São Paulo, que acontece no dia 1º de dezembro, com distâncias de 6k (caminhada) e 8k (corrida), a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, indica o que não pode faltar no cardápio dos atletas que estão se preparando para o grande dia.
De acordo com a profissional, de 30 minutos a 1 hora antes da competição, os alimentos fontes de carboidratos são indispensáveis. Isso porque esse tipo de macronutriente fica armazenado no organismo na forma de glicogênio, que age como combustível e fornece energia para o exercício.
“Opções de frutas, como banana, manga, melancia e uva, são ricas em carboidratos, facilmente digeridas e são absorvidas rapidamente, tudo o que o corpo precisa na hora de praticar uma atividade física”, indica Renata.
Para fornecer os nutrientes necessários aos participantes e garantir que todos façam a atividade com saúde e bem-estar, a Corrida Oba - Etapa São Paulo oferece uma mesa de café da manhã, repleta de frutas frescas e selecionadas na chegada.

Aliada à alimentação, a hidratação é item que também não deve ser esquecido. Em vista disso, outra facilidade oferecida aos participantes da prova do Oba Hortifruti são os pontos de distribuição de água ao longo do percurso.
Entretanto, vale lembrar que beber muito líquido pode acabar atrapalhando os competidores, já que os sais minerais perdidos durante o exercício diminuem ainda mais com o excesso de hidratação. Segundo a nutricionista da rede, o indicado é beber de 300 a 500 ml, meia hora antes da corrida.
Durante a prova, em trajetos que tenham duração maior do que 1h ou 1h30, vale recorrer ao suporte de suplementos, como gel, isotônicos e maltodextrina, para reabastecer os carboidratos e alavancar a performance. Já em competições de menor tempo, apenas manter-se hidratado é o suficiente.
Após o percurso, é hora de repor tudo o que o seu corpo gastou durante o exercício. Lembra do glicogênio? Mais uma vez, essa substância terá papel importante, ajudando na recuperação dos músculos e ligamentos e contribuindo para que o corpo tenha energia novamente. O que significa que os alimentos ricos em carboidratos aparecem mais uma vez no cardápio.
 
“Ao finalizar a competição, consumir uma fonte de carboidrato de alto índice glicêmico junto outra de proteína acelera o processo de recuperação e evita a inflamação muscular. Alimente-se assim que a prova acabar ou no máximo 30 minutos depois”, ressalta a profissional.
Se não for possível fazer uma refeição completa logo após a prova, as sugestões de lanches práticos de Renata incluem: maçã ou banana com pasta de amendoim, iogurtes e sanduíches com queijo branco e peito de peru.
Anotou todas as dicas? Então, confira agora receitas de refeições pré-prova sugeridas pela especialista!

CREME DE AVOCADO COM CACAU
Ingredientes
3 avocados
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de cacau em pó
½ sachê de gelatina sem sabor
200 mL de leite de coco
Fruta para decorar (morango, mirtilo, framboesa)
Preparo:
1) Dissolva a gelatina sem sabor conforme instruções da embalagem.
2) Bata todos os ingredientes, incluindo a gelatina, no liquidificador.
3) Sirva em taças e leve para gelar.
4) Decore com a fruta de sua preferência na hora de servir.


SHAKE DE COCO E FRUTAS VERMELHAS

Ingredientes
250 mL de água de coco Oba Bem Querer
½ xícara de frutas vermelhas (morango, framboesa, blueberries)
½ banana nanica madura
Folhas de hortelã (opcional para decorar)

Preparo: Bata tudo no liquidificador e consuma em seguida.


BOLINHO DE BANANA DE MICROONDAS:
Ingredientes
1 banana nanica bem madura
1 ovo
1 colher de sopa de aveia
1 colher de sopa de chocolate em pó
1 pitada de fermento em pó
Preparo
Amasse a banana e misture todos os ingredientes em uma caneca.
Leve ao micro-ondas por cerca de 3 minutos, e pronto!

SALADA DE FRUTAS ESPECIAL
½ maçã 
1 kiwi  
6 morangos  
½ manga 
1 mexerica 
50g de mirtilo
1 copo de iogurte natural  
2 col de sopa de nibs de cacau ou granola

Preparo
1) Pique as frutas em cubos médios, acrescente o mirtilo e separe em duas taças.  
2) Acrescente metade do iogurte por cima das frutas de cada taça.  
3) Finalize com os nibs de cacau ou com a granola, e decore com frutas.
 
1ª Corrida Oba – Etapa São Paulo – A primeira edição da Corrida Oba na cidade de São Paulo, acontece no dia 1ª de dezembro, no entorno da loja Oba Anália Franco, com opções de percurso de caminhada de 6k e corrida de 8k. A prova terá circuito cronometrado e confederado, e dará mais de 10 mil reais em prêmios para os primeiros colocados em cada categoria.
Na ocasião, os todos corredores serão contemplados com kit de brindes e contarão com água de coco, túnel refrescante, pontos de hidratação, mesa de café da manhã, guarda volume e massagens. As inscrições são limitadas e podem ser feitas até o dia 21 de novembro pelo site do evento: www.corridaoba.com.br.



SOBRE O OBA HORTIFRUTI
A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.
A rede também foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti. A pesquisa, chamada Top of Mind, é realizada todo ano pelo Datafolha, em mais de 170 cidades brasileiras.

Atualmente, a marca possui 48 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goias e Distrito Federal. Com 40 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »