30/10/2019 às 13h14min - Atualizada em 30/10/2019 às 13h14min

Colégio de São Paulo transforma obras literárias em peças de teatro

Livros selecionados para os principais vestibulares do País viram espetáculos cênicos no Colégio Marista Glória

Redação

Aproximar a literatura do universo dos estudantes, visando promover de uma forma divertida e lúdica o aprendizado em relação às obras de leitura obrigatória dos vestibulares. Esses são alguns dos objetivos do Projeto Diálogos Literários da Área de Linguagem e o Núcleo de Atividades Complementares (NAC) – Teatro do Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP). Para colocar essa missão em prática, o grupo artístico, formado por alunos do Ensino Fundamental-Anos Finais e do Ensino Médio, criou o Teatro Vestibulando.

Este ano a obra escolhida para ser apresentada foi o livro de contos modernista Sagarana, escrito por João Guimarães Rosa. Publicado em 1946, o trabalho consagrado do autor reúne contos como O burrinho pedrês, Duelo, Corpo fechado, A hora e a vez de Augusto Matraga, entre outros. No ano passado, a peça apresentada foi baseada no romance O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, um clássico da literatura brasileira, publicado em 1890.

“Além de oferecer a oportunidade de interagir com as obras estudadas em sala de aula, o projeto Teatro Vestibulando é uma maneira diferente, que possibilita um outro olhar de análise, além da oportunidade de estudo sob outro ponto de vista artístico-interpretativo”, explica a coordenadora do Núcleo de Atividades Complementares (NAC) do Colégio Marista Glória, Rafaela Jorge de Oliveira.

As apresentações gratuitas acontecem para as famílias maristas e a comunidade escolar no dia 30 de outubro, às 19h30, e para estudantes do Ensino Médio, no dia 1º de novembro, às 08h50, no Salão Nobre, do Colégio Marista Glória.

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »