22/10/2019 às 16h54min - Atualizada em 22/10/2019 às 16h54min

“Inimigo Oculto” causa impacto ao expor machismo do dia a dia

O público acompanha os atores por diversos cômodos e vê de perto situações agressivas e manipuladoras

Redação

A realidade cruel e opressora vivida diariamente pelas mulheres fica escancarada na peça “Inimigo Oculto”, no Hotel Selina, em São Paulo. Não há valor fixo de ingresso: cada um colabora com o valor que achar justo.

O espetáculo é encenado em vários cômodos do prédio, começando pela cozinha, onde a plateia, formada por no máximo 30 pessoas, observa a irritação de um homem ao chegar em casa e não encontrar a comida pronta – porque de acordo com muita gente, a mulher, claro [contém ironia], tem a obrigação de realizar todas as funções domésticas.

Logo depois, todos são levados a um dos corredores do hotel, onde uma noiva, enquanto se prepara para o casamento, revela algumas atitudes agressivas de seu parceiro, mas tentando sempre justificá-las. E assim se sucedem os episódios de dominação e opressão retratados em cena, com espaço para casos de humilhação da mulher (marido que a desenha por seu tipo físico), de inferiorização do sexo feminino e até de uma desconfiança perante uma acusação de estupro.

Assinado por Roberta Simoni e Rodrigo França, o texto toca em diversas questões rotineiras e gravíssimas, que causam violências de todos os tipos, das físicas às psicológicas. A direção é do próprio Rodrigo, ao lado de Andrea Bordadagua. No elenco, estão Carlota Joaquina, Gabrielle Araújo, Naloana Lima, Silmara Deon, Bruno Kott, Luciano Chirolli, Ricardo Gelli e Sidney Santiago Kuanza – mas a produção avisa que a participação é rotativa.

“Inimigo Oculto”, que já esteve em cartaz por dois anos no Rio de Janeiro, é uma peça corajosa e necessária, que faz o público pensar em coisas que de fato acontecem a todo o momento, ou com a gente mesmo ou com alguém ao nosso lado. E ver como isso é absurdo e perturbador.

Os espectadores podem ficar em pé ou sentados enquanto veem as cenas, mas uma dica é arranjar um lugarzinho para se sentar enquanto estiver no ambiente do quarto, porque lá é onde se passa a maior parte da apresentação, que dura 70 minutos no total. 

“Inimigo Oculto”

Onde: Hotel Selina – Rua Aspicuelta, 237, Vila Madalena, São Paulo, SP
Quando: 15/10 a 26/11 – terças (19h)
Quanto: contribuição voluntária
+ infos: 14 anos / 70 minutos

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »