21/10/2019 às 17h34min - Atualizada em 21/10/2019 às 17h38min

Mitos e verdades: carvão mineral ativado pode clarear os dentes?

O carvão ativado se tornou uma opção prática e barata para quem quer os dentes branquinhos, já que o procedimento, vindo dos Estados Unidos,  retira as manchas dos dentes nas primeiras semanas de escovação. Apesar de ser visualmente satisfatório, o carvão ativado não tem comprovação científica e seu uso demasiado pode causar sérios problemas à estrutura do dente. A ortodontista Iessa Vieira revelou os mitos e verdades desse método que faz sucesso na internet. Confira:   

 

O carvão ativado tem efeito clareador. 

Mito. Na verdade o carvão ativado não tem capacidade para clarear os dentes. Ele apenas remove manchas  superficiais e remove a placa bacteriana devido ao seu poder abrasivo e corrosivo .

 

Carvão ativado aumenta as chances de cáries. 

 

Verdade.  O carvão ativado leva ao  desgaste da superfície do dente deixando-o poroso e mais suscetível à cárie , pois quando  o esmalte do dente perde sua lisura as bactérias aderem com mais facilidade .

 

Tem como reverter o processo. 

Mito. Depois que o esmalte foi arranhado e, em parte, removido pelo carvão ativado, não há como reverter o processo.

 

O carvão é utilizado em hospitais para desintoxicar o organismo. 

 

Verdade. Por ser poroso, o carvão ativado é semelhante a uma esponja. Essa alta capacidade de absorção trata os casos de intoxicação.

 

Sobre a Dra Iessa Vieira:

Profissional formada em Odontologia em Unifenas (Alfenas/MG) com especialização em Dentística (USP) e Ortodontia (FUNORTE). Está há mais de 10 anos no mercado, com a clínica “Iessa Vieira Odontologia”, localizada em Santo André/SP.

Contatos para pautas:

Vira Comunicação- contato@viracomunicacao.com.br - (11) 3494- 0035

Michelly Marques - michelly.marques@viracomunicacao.com.br

Carol Croccia - carol.croccia@viracomunicacao.com.br

Guilherme Pichonelli - guilherme@viracomunicacao.com.br
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »