04/10/2019 às 12h08min - Atualizada em 07/10/2019 às 10h46min

Refletindo sobre acessibilidade e PCDs, humorista Flávio Chato apresenta espetáculo solo no Complexo Fepasa

Realizando o sonho de levar aos palcos seu primeiro solo, Flávio Chato está em circulação com seu primeiro solo, intitulado Sempre Vendo a Metade do Copo Cheia. Cerca de mil pessoas já assistiram ao espetáculo, cuja turnê foi iniciada em Indaiatuba/SP; depois, as apresentações passaram por Catalão/GO, Uberlândia/MG, Itatiba/SP, Horizontina/RS, Valinhos/SP, Campinas/SP e Curitiba/PR. Agora é a vez de o público de Jundiaí conferir a sessão, apresentada às 20h de sexta-feira (04 de outubro) no Complexo FEPASA.
 
Pioneiro no Sit-Down Comedy Brasileiro, uma versão “sentada” do já famoso Stand-up, Chato fez sua primeira aparição nos palcos em 2010, logo depois de conhecer Maurício Meirelles (produtor de um dos primeiros grupos de Stand-up no Brasil) e conseguir o primeiro espaço no Seleção do Humor. Ali já foi sucesso. No mesmo ano participou do extinto Humor na Caneca, que era exibido no Programa do Jô, e cujo reconhecimento lhe rendeu outros contratos para eventos de humor.
 
Embora faça as vezes de um humorista, ele prefere ser conhecido como um rapaz de boas histórias, as quais possam servir de inspiração para que as pessoas enxerguem o lado positivo das coisas. “Minha relação com a comédia se aprofundou em 2003, logo depois do acidente que me deixou paraplégico. Eu podia me abater e me lamentar, mas optei por me manter alegre e sorridente, como sempre fui. Sempre gostei de fazer as pessoas rirem, e hoje faço isso de uma maneira mais responsável, porque o que levo para o palco também tem a intenção de provocar uma reflexão”, comenta Flavio.
 
O mote do espetáculo versa, em resumo, sobre a inclusão social e as políticas públicas, ainda escassas em um país que contabiliza 6,7% da população como pessoas com deficiência. O percentual, bem abaixo dos 24% anteriores, é resultado de uma nova interpretação para os dados coletados no Censo 2010, divulgada no primeiro trimestre de 2018, para a qual o IBGE contabiliza apenas as pessoas que tenham respondido ter “muita dificuldade” ou que “não conseguem de modo algum” ter “domínios funcionais centrais para participação na vida em sociedade”.
 
Apesar de permear o auxílio aos deficientes no que tange a busca (ativa) pelo alcance de sonhos e objetivos ao invés da inércia que cerca o “esperar acontecer”, o público-alvo do espetáculo é abrangente e completamente inclusivo, expandindo sua mensagem para todas as pessoas, de todas as idades e sem qualquer distinção.
 
O espetáculo tem cerca de uma hora de duração e contempla tradução simultânea em libras. Embora as apresentações sejam gratuitas e abertas ao público, os ingressos são limitados (respeitando a lotação de cada local), com retirada online e antecipada. A próxima parada do espetáculo é Jundiaí/SP, em outubro. A agenda completa de Flávio Chato pode ser conferida no site www.flaviochato.com.br/proximoseventos.
 
 
Sobre Flavio Chato
Hiperativo na infância, o apelido CHATO foi atribuído a Fabio no colegial. Em 2003 sofreu um acidente de carro que o deixou paraplégico. Mudou de vida quando conseguiu transformar a fatalidade em algo bom. Após sugestão de um desconhecido, chegou até Maurício Meirelles – produtor de um dos primeiros grupos de stand up no Brasil – e conseguiu seu primeiro espaço no Seleção do Humor. Ali já foi sucesso. Depois de um mês da primeira aparição nos palcos, participou do extinto Humor na Caneca, que era exibido no Programa do Jô. O reconhecimento pelo programa rendeu alguns contratos para eventos de humor, mas em 2011 – período em que criou o espetáculo solo Vida Loka Sobre Rodas – fez uma breve pausa para se encontrar na profissão. De 2014 para cá está completamente envolvido com os palcos e a vida artística, além de focado para auxiliar na mudança de visão vitimista, culturalmente voltada aos cadeirantes e deficientes em geral.
 
Conheça o Flavio
www.flaviochato.com.br
 
E para conferir sua participação no extinto quadro Humor na Caneca – exibido no Programa do Jô – e ‘degustar’ o Sit-down Comedy do rapaz de boas histórias, clique aqui: https://globoplay.globo.com/v/1365248/.
 


SERVIÇO
Turnê de Pré-lançamento
Flávio Chato Sempre Vendo a Metade do Copo Cheia
 
Jundiaí
Quando: Sexta-feira, 04 de outubro de 2019
Horário: Apresentação única às 20h
Onde: Complexo FEPASA | Av. União dos Ferroviários, 1760, Centro – Jundiaí/SP
Ingressos Online: www.flaviochato.com.br/ | Distribuição Gratuita e Limitada
Capacidade do Teatro: 300 lugares
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »