23/09/2019 às 18h21min - Atualizada em 24/09/2019 às 15h48min

Fechando o calendário competitivo, APC participa do Campeonato Brasileiro de Atletismo neste fim de semana

O Campeonato Brasileiro de Atletismo Loterias Caixa acontece neste final de semana, entre os dias 26 e 29 de setembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. No evento, que terá três dias de provas ao todo e que encerra o calendário competitivo no cenário nacional, a Associação Paraolímpica de Campinas (APC) estará representada pelos atletas participantes do projeto CTEPCR: Atletismo Fase 1.
 
O ano de 2019 tem sido bastante expressivo para a entidade campineira: até o momento a equipe já conquistou mais de 120 medalhas em cerca de 14 competições desde o início da temporada, em fevereiro. O auge veio em agosto, nos Jogos Parapan-americanos de Lima, de onde Davi Wilker, Jair Porfírio e Verônica Hipólito retornaram com seis medalhas. A expectativa agora é encerrar bem o ano, mantendo e/ou melhorando as marcas pessoais de cada um. 
 
“Tem sido um bom ano para a APC até aqui e o Brasileiro vai encerrar uma temporada onde os atletas da entidade tiveram o pico de desempenho no Parapan, no Peru. Estão todos bem fisicamente e muito bem preparados para essa competição. A previsão é que os participantes disputem as provas em seu nível máximo”, comenta o técnico da equipe de atletismo, Sinval Oliveira.
 
Outro fator que eleva o nível da competição é a proximidade do Mundial da modalidade – que será realizado em Dubai, no mês de novembro. A competição nacional se coloca como a última oportunidade para os atletas obterem o índice classificatório, e dois atletas da APC – Alan Fonteles e Verônica Hipólito – seguem com chances de convocação.
 
Além dos já citados, também representam a APC neste fim de semana os atletas Cleiton Lopes, Jeferson Prado, Larissa Oliveira, Luã Mancera, Maria do Socorro e Paulo Machado. “Estamos bastante confiantes e acreditando na melhoria dos resultados pessoais dos atletas, o que, consequentemente, contribui para manter a entidade entre as melhores equipes do país. Além dos medalhistas em Lima, destaco a ascensão do Jeferson Prado, que hoje lidera o ranking brasileiro no lançamento de disco”, completa Ralf Oliveira, auxiliar técnico da equipe.
 
O bom posicionamento dos atletas no ranking, inclusive, aumenta a responsabilidade da equipe durante a competição. “Todos eles estão entre os três primeiros colocados de seu ranking nacional. Isso eleva a perspectiva de alcance dos nossos objetivos para a competição. Pelo trabalho que vem sendo realizado e pela resposta deles nas provas, a probabilidade é que cada um volte com pelo menos uma medalha”, conclui Sinval.
 
O Projeto
Centro de Treinamento em Esportes Paralímpicos de Campinas e Região – CTEPCR: Atletismo Fase I é o primeiro projeto voltado para o atletismo de alto rendimento a ser executado pela APC, via Lei de Incentivo Federal. As ações prioritárias são a massificação da prática dos esportes paralímpicos e excelência esportiva de rendimento, objetivando o desenvolvimento e crescimento da prática dos esportes paralímpicos na RMC. Buscando dar maiores e melhores oportunidades aos atletas de camadas sociais menos favorecidas, o projeto visa a formação de uma equipe com 12 atletas – em níveis regional, nacional e internacional, cujo trabalho e empenho almejam participação e representação como equipe do município nos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior do estado de São Paulo, bem como em eventos esportivos dos calendários estadual e nacional. Para tanto, são oferecidos treinos diários no CEAR (Centro Esportivo de Alto Rendimento), localizado em Campinas, interior de São Paulo, garantindo atendimento de excelência no processo de aprendizagem, aperfeiçoamento e treinamento em esportes paralímpicos. Com duração de doze meses, CTEPCR: Atletismo Fase I recebe patrocínio da 3M, Grupo Bauminas, Aviagen, CI&T, Buckman, Matera, Stoller, Hospital Vera Cruz e Fundação Educar DPaschoal, além de apoios do FIEC e da Prefeitura Municipal de Campinas.
 
Sobre a APC
A Associação Paraolímpica de Campinas (APC) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos com sede no município de Campinas que busca, através do fomento e desenvolvimento de atividades esportivas, contribuir para a formação global de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão social. Fundada em maio de 2007, a APC atua nas modalidades de natação e atletismo, congregando pessoas com diferentes graus e tipos de deficiência fundamentado em atendimentos direcionados, realizados por profissionais com vasta experiência no desenvolvimento de atividades voltadas para este segmento.
 
Informações para a Imprensa
Patrícia Nascimento – Assessora de Imprensa da APC
(11) 94542-5832 | assessoria@apccampinas.org.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »