11/09/2019 às 12h55min - Atualizada em 11/09/2019 às 17h22min

Encerar e polir: saiba quando e como dar um trato no carro

Cuidar da pintura do carro com lavagem, cera e polimento são atitudes para conservar e não desvalorizar o veículo, além da estética, já que deixa o carro brilhando e sempre com cara de novo.

A aplicação de cera vai dar mais resistência à sujeira, exposição ao sol ou à chuva. O serviço também vai facilitar a lavagem do carro, pois evita que detritos se prendam à pintura. O polimento automotivo, por sua vez, deve ser feito por profissionais, já que usa uma máquina elétrica chamada politriz. É um processo capaz de eliminar riscos e outros danos mais profundos.

Existem vários tipos de cera automotiva e cada uma vai ter um resultado diferente quando aplicada. A cera limpadora oferece uma proteção leve, com baixa durabilidade. Outro tipo é a cera de proteção, feita com substâncias naturais como carnaúba, óleos vegetais e, algumas vezes, cera de abelha.

Existe, ainda, a cera selante. Ela também dá mais brilho,  protege a pintura do carro e tem durabilidade mais longa, de até um ano. Contudo, o produto exige mais habilidade para ser aplicado. Sua composição é inteiramente sintética.

Como aplicar  

Antes de aplicar a cera, o veículo deve estar totalmente limpo. O mesmo vale para o polimento automotivo. Borrife a cera de proteção líquida sobre a lataria e espalhe com um pano de microfibra até o produto desaparecer. O único cuidado é o de não deixar a substância entrar em contato com plásticos foscos e borrachas.

O pano de microfibra é o mais indicado para a cera de proteção líquida e para a etapa da remoção de outros tipos de cera. O tempo entre a aplicação e a remoção do excesso serve para que a cera automotiva se prenda ao verniz da pintura. A média de espera será de 3 a 7 minutos.

Recomenda-se ir por partes, começando, por exemplo, com uma porta ou um pára-lamas. Em todos os casos, o veículo deve ter de 2 a 4 horas de descanso no período de cura, sem molhar ou tomar sol.

Polimento  

Ao contrário da cera automotiva, o polimento do carro deve ser feito por um profissional e apenas em casos específicos, como o aparecimento de arranhões ou outros defeitos que não podem ser corrigidos de outra forma.

O polimento automotivo é feito com o uso do politriz. A ferramenta elétrica deve ser bem controlada pelo profissional, pois qualquer desvio pode levar à remoção da pintura e outras avarias graves.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »