09/09/2019 às 13h38min - Atualizada em 09/09/2019 às 13h38min

Visita Temática apresenta história dos trens elétricos em São Paulo

Programação faz parte da exposição "Rodas e Trilhos: Eletricidade nos Transportes" do Museu da Energia e conta com participação especial de Rafael Prudente Corrêa Tassi

Redação
Chegada de trem elétrico para a inauguração da subestação de energia da Cia Paulista na cidade de Louveira - SP. 24/10/1921. Coleção José A. Penteado Vignoli

No próximo sábado, dia 14, a partir das 11 horas, o Museu da Energia de São Paulo recebe o pesquisador e escritor Rafael Prudente Corrêa Tassi, especializado na história dos trens elétricos no Estado e no Brasil, para guiar o bate-papo à exposição temporária "Rodas e Trilhos: Eletricidade nos Transportes". 

A ação totalmente gratuita permite que os visitantes participem da conversa com Tassi e conheçam, por meio da visita guiada pelos monitores, os detalhes da exposição "Rodas e Trilhos", instalada no andar térreo do Museu. 

A mostra que apresenta por meio de fotos, documentos e objetos, a história de bondes, trens e ônibus elétricos e sua expansão pelo Estado de São Paulo, contou com a colaboração de Tassi no conteúdo sobre os trens. 
 

O pesquisador é autor de diversos artigos relacionados ao tema e do livro “Locomotivas Elétricas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro", publicação que traça toda a história da Companhia.

Para participar da ação é necessário se inscrever pelo e-mail saopaulo@museudaenergia.org.br. Lembrando que a exposição "Rodas e Trilhos: Eletricidade nos Transportes" segue até outubro deste ano. 

 

SOBRE RAFAEL PRUDENTE CORRÊA TASSI

Tassi é consultor em projetos e pesquisa na Sociedade de Pesquisa para a Memória do Trem; coordenador das atividades relacionadas ao patrimônio ferroviário para fins de licença ambiental na empresa Arqueologika: Consultoria em Arqueologia e Negócios Socioculturais e colunista da Revista Ferrovia. Responsável pela coordenação de diversos trabalhos técnicos de preservação, restauros, organização e divulgação de acervos ferroviários, autor de diversos artigos relacionados ao tema e do livro “Locomotivas Elétricas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro".

 

 

SOBRE A FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.


EMPRESA MANTENEDORA DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

Cesp

PATROCINADOR MASTER DO MUSEU DA ENERGIA DE SÃO PAULO

CTG Brasil

PATROCINADOR DO MUSEU DA ENERGIA DE SÃO PAULO

Comgás – Companhia de Gás de São Paulo

 

VISITA TEMÁTICA NO MUSEU DA ENERGIA -  TRENS ELÉTRICOS

Local: Museu da Energia de São Paulo

Data: 14/09 

Horários: 11 horas

Endereço: Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos

Mais Informações: 11 3224-1489

http://www.museudaenergia.org.br/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »