20/05/2012 às 21h19min - Atualizada em 20/05/2012 às 21h19min

Faculdades Rio Branco realizam edição inédita do SP+20

Como prévia para as discussões oficiais da Rio+20, o evento será baseado em simulações e discussões sobre sustentabilidade.

Fundação de Rotarianos de São Paulo

Nos próximos dias 1, 2 e 3 de junho, das 8h às 17h, as Faculdades Integradas Rio Branco por iniciativa da Rio Branco Modelo Universitário de Negociações (RBMUN) - formada por alunos de graduação em Relações Internacionais – realizam o evento SP +20, no qual simulações de negociações com os temas relacionados aos propostos pela Rio +20 será o ponto principal, com a presença de convidados especiais, além de feiras e palestras abertas ao público.

A edição paulistana do evento faz parte do projeto “My City Plus” que acontece em diversas cidades do mundo com o apoio da UNESCO e da Peace Child International, e visa não só mobilizar a juventude, como também educá-la sobre as questões de desenvolvimento sustentável, incentivando o envolvimento e debate sobre o processo de negociação da Rio +20, além de capitalizar o potencial da juventude em liderar processos de desenvolvimento sustentável.
O SP+20 contará com 120 participantes, que representarão 20 delegações, cujas atividades deverão ser desenvolvidas em duplas, estimulando a interação e o trabalho em equipe nas simulações de negociações com os temas do evento mundial oficial que acontecerá no Rio de Janeiro.

Em paralelo às rodadas de discussão, acontecerão palestras gratuitas e abertas ao público, no intuito de aproximar as duas pontas da cadeia sustentável, com a presença de representantes da Pirelli, Ecoar, Sabesp, CETESB, além de convidados especiais do National Geographic e Discovery Channel, entre outros. Durante os três dias também acontecerá a “Feira das Nações e da Sustentabilidade”.

Já a grade de programação que engloba as rodadas de discussões trabalhará com os quatro comitês: “Políticas de Desenvolvimento Regional, Local e Nacional”, “Trade and Green Economy, “Internalização das Normas do RIO +20, “Agências governamentais para sustentabilidade

As seguintes temáticas serão a pauta dos debates: Agências governamentais para sustentabilidade e Governança ambiental, Comércio e Economia verde, Cidades Sustentáveis e Acordos Internacionais, e por fim, Políticas de Desenvolvimento com ação global, regional e local. Ao término dos debates os participantes deverão entregar um documento escrito que apresente os consensos e os meios para sua implementação.

Aberto ao público e estudantes de todas as faculdades, as inscrições e outras informações sobre a programação estão disponíveis em: http://spmais20.blogspot.com.br

 

Serviços SP+20:
Datas: 1,2,3 de junho de 2012
Horário: 8h às 18h
Local: Faculdades Integradas Rio Branco
Av. José Maria de Faria, 111 – Lapa
São Paulo – SP
Investimento: R$ 20,00 – rodadas de discussão.
Palestras e Feira das Nações – entrada franca.
Informações:
http://spmais20.blogspot.com.br
e-mail: saopaulomais20@gmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/saopaulomais20


Sobre as Faculdades Integradas Rio Branco (FRB):

Criada em 1999 pela Fundação de Rotarianos de São Paulo, mesma mantenedora do Colégio Rio Branco e outras entidades - as FRB representam um projeto centrado nos valores humanos e na ética, que busca a formação integral do aluno e adota conceitos metodológicos e didáticos inovadores. Presente na cidade de São Paulo, a instituição oferece cursos de graduação e pós-graduação com excelência educacional, reconhecidos por órgãos como MEC e com destaque no Enade, além de cursos de extensão, formação tecnológica e ensino a distância, os quais contemplam diferentes áreas de atuação acadêmica e voltadas para o mercado. Acesse: www.riobrancofac.edu.br


Sobre a RBMUN Rio Branco

A Rio Branco Modelo de Negociações Internacionais (RBMUN) é um modelo de negociações, criado pelos alunos de Relações Internacionais da instituição - também conhecido como MUN (Model United Nations), que tem como objetivo, organizar eventos e ações que permitam o conhecimento sobre os temas que são pauta nas principais agendas internacionais, estimulando o estudo e provocando a curiosidade dos interessados sobre os projetos em destaque para situações que envolvam negociações e tomada de decisões em Organizações Internacionais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »