29/07/2019 às 10h11min - Atualizada em 29/07/2019 às 10h21min

RCS Med adquire participação em empresa e passa a oferecer equipamento para aliviar dor e desconforto em pacientes em tratamento de câncer

Com a transação holding amplia portfólio de produtos trazendo ao mercado brasileiro solução que alivia sintomas causados pela quimioterapia

DINO
http://www.rcs.med.br


A RCS (Rede de Cuidados de Saúde - Minas Gerais) acaba de adquirir participação na subsidiária brasileira da empresa alemã HilotHerm. Com a transação, a holding amplia o portfólio de produtos e serviços para a área médica e passa a oferecer no país solução para o tratamento de pacientes com câncer: o Hilotherm ChemoCare.

"Estamos sempre buscando soluções inovadoras que possam trazer conforto e alívio. Ao nos depararmos com uma tecnologia que é utilizada como prevenção e tratamento de Polineuropatia e Síndrome Mão-Pé tivemos a certeza de que muitas pessoas submetidas à quimioterapia poderão se beneficiar com o alívio proporcionado", explica Dr. Ricardo Cabral, médico e fundador da RCS.

Recurso utilizado no tratamento de diversos tipos de câncer, a quimioterapia pode levar a uma complicação chamada Polineuropatia Induzida por Quimioterapia (CIPN) ou Síndrome mão-pé (HFS). Este é um efeito colateral da quimio, devido ao uso de alguns agentes no tratamento.

O quimioterápico que entra e circula por todo corpo pode danificar os vasos sanguíneos menores das mãos e pés. "Muitas vezes o médico nem mesmo alerta ao paciente deste possível efeito, pois, na prática, tinha muito pouco o que fazer para controlar.", acrescenta o médico. O maior problema é que esta síndrome mão-pé pode ser grave, levar a incapacidade funcional e perdurar alguns anos, informa Cabral.

"Como tudo em medicina moderna, temos que pensar em prevenção. Em algumas análises que fizemos, além do benefício aos pacientes, aliviando as sequelas que impedem a rotina cotidiana como dores, o uso do HiloTherm durante a quimio pode levar a uma economia real de milhares de reais, que seriam gastos em médicos, tratamentos e exames complementares", enfatiza o médico.

De origem alemã, o equipamento realiza a Hiloterapia - tratamento com atributos da cura térmica, da Crioterapia e da Termoterapia - com temperatura ideal, controlada e constante. No Brasil o Hilotherm é cadastrado na Anvisa, certificado Inmetro e distribuído pela empresa Vetor Comércio Internacional.

De fácil manuseio, o Hilotherm ChemoCare pode ser aplicado por período prolongado sem prejuízo de resultados em relação à quimioterapia e também sem riscos de queimadura ao paciente.

O protocolo desenvolvido a partir de um estudo que vem sendo conduzido na Alemanha pelo Dr. Dipl-Med René Schubert e Dr. rer. Nat. Trudi Schaper, do Luisenhospital, Düsseldorf, para a prevenção da Polineuropatia e também no tratamento de sintomas já apresentados em pacientes que estão fazendo quimioterapia mostra que o uso do Hilotherm protege diretamente até 93% dos pacientes que aplicam a técnica no momento certo.

Além disso, quando os pacientes já desenvolveram CIPN e iniciam o uso da Hiloterapia, é possível reverter o quadro dos sintomas e, com um acompanhamento de longo prazo é possível constatar a recuperação e a realização das atividades do dia a dia normalmente.

Temperatura constante

Para evitar que o agente quimioterápico penetre os capilares das extremidades, tanto a circulação sanguínea quanto o metabolismo precisam ser reduzidos. É justamente aí que entra o Hilotherm ChemoCare.

Ao diminuir e manter a temperatura do tecido de forma localizada na área dos pés e das mãos há também a redução do metabolismo e da circulação do sangue a um nível constante, limitando a penetração dos agentes quimioterapêuticos nessas regiões.

A utilização da técnica da Hiloterapia associada ao Hilotherm ChemoCare e seus acessórios promovem a formação de um circuito fechado no qual o resfriamento das extremidades flui e é mantido. Tudo isso graças aos sensores que monitoram a temperatura durante todo o procedimento e permitem que as mãos e os pés sejam resfriados continuamente 30 minutos antes da quimioterapia, durante o processo e ao menos 60 minutos após a seção, na temperatura constante e controlada de 10 graus.

Sobre a RCS

Em operação desde 2013, a RCS (Rede de Cuidados de Saúde) - www.rcs.med.br é composta por profissionais experientes na área de gestão de serviços de saúde. Jovem e inovadora, com uma concepção atemporal, a empresa busca o desenvolvimento de soluções customizadas para os serviços de saúde. Reconhecida pela expertise em gestão da saúde com o conceito hands on, a RCS lança mão da tecnologia a serviço da qualidade e humanização dentro dos ambientes de saúde, sempre zelando pelo respeito, confiança e credibilidade.

Sobre a Hilotherm

A Hilotherm GmbH, empresa fundada em 2003 na Alemanha desenvolveu o equipamento Hilotherm que realiza a Hiloterapia - Crioterapia e Termoterapia, com temperatura controlada e constante e no intervalo térmico ideal - para obter os melhores resultados.

A técnica já vem sendo utilizada há anos na recuperação de pacientes no pós-trauma e pós-cirúrgico. Completa, a solução foi desenvolvida com acessórios anatômicos para todas as partes do corpo que proporcionam conforto e eficácia na recuperação e bem-estar do paciente.

Devida à expertise adquirida em processos de reabilitação aliada a estudos científicos desenvolvidos em diversas especialidades, a Hilotherm apresenta a versão do Hilotherm Chemocare que trata prevenção e tratamento da Polineuropatia e Síndrome mãos-pés focada na recuperação, bem-estar e qualidade de vida do paciente.



Website: http://www.rcs.med.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »