28/03/2014 às 10h33min - Atualizada em 28/03/2014 às 10h33min

Casa de eficiência energética da Basf tem cômodos com revestimento acústico antichamas

Espuma de melamina Basotect® cumpre com normas técnicas de segurança na CasaE

Imprensa CasaE

Um dos ambientes mais aconchegantes da CasaE, casa de Eficiência Energética da BASF, é o home theater. Especialmente projetada para garantir conforto acústico e térmico durante a “sessão pipoca”, a sala tem o teto revestido em Basotect®, espuma de resina de melamina que tem alta capacidade de absorção de som e é antichamas, propriedade essencial para o uso doméstico. O produto atende plenamente a Norma de Desempenho NBR 15.575, com destaque para os requisitos de segurança ao fogo, que entrou em vigor em julho de 2013.

O revestimento é o mesmo utilizado em estúdios profissionais e casas de espetáculo, e é a única espuma orgânica que atende as normas de segurança ao fogo determinadas pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, inclusive com baixíssima emissão de gases tóxicos em situações de incêndio.

A espuma de melamina também é uma solução interessante nos projetos de estúdios caseiros. Para garantir a qualidade acústica da sala é preciso promover o isolamento de ruídos aéreos e de impacto, evitando interferências externas como barulho do trânsito, vozes de outros cômodos, passos do andar superior, entre outros sons. O dimensionamento correto também vai garantir a inteligibilidade da música e da voz.

As placas de espuma de melamina são leves e têm instalação simples, porque podem ser facilmente coladas por meio de adesivos específicos e não necessitam de perfis de suporte, reduzindo esforços e custos. Além disso, oferecem beleza ao espaço, pois são produzidas em diversas cores, permitindo a personalização do ambiente. O revestimento, não oferece risco à saúde e ao meio ambiente e tem ação fungistática e bacteriostática.

A CasaE está aberta à visitação gratuita na Avenida Professor Vicente Rao, na zona sul de São Paulo. Para conhecer o espaço é preciso agendar pelo e-mail casae@basf.com.

 

Sobre a CasaE

A CasaE é a primeira Casa de Eficiência Energética da BASF no Brasil e a 10ª unidade da empresa no mundo. O projeto recebeu soluções inovadoras desenvolvidas pela BASF e pelos parceiros envolvidos com o objetivo de reduzir o consumo de energia e a emissão de CO2.

O sistema construtivo utilizado para as paredes, foi o Sistema ICF – Insulated Concrete Formwork – blocos feito com Neopor® - poliestireno expandido. Esta inovação, além de tornar a obra mais rápida e limpa, é responsável por um isolamento térmico eficiente. A estimativa de economia de toda a energia necessária é de cerca de 70%.

A BASF tem entre seus pilares a construção sustentável e oferece soluções voltadas à eficiência energética, além de materiais de alto desempenho, design e decoração. São plásticos, poliuretano, produtos químicos para construção, tintas, vernizes e pigmentos de última geração. Todos esses materiais foram aplicados na CasaE com o objetivo de mostrar ao mercado de construção o que existe de mais moderno em termos de obra de eficiência energética.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »