17/07/2019 às 16h38min - Atualizada em 17/07/2019 às 16h38min

Em alta, mercado publicitário cresceu 36% em 2018

Especialista aponta quais as opções para a carreira de publicidade

Lorena Oliva Ramos
Página 1 Comunicação

Contrariando as expectativas do mercado financeiro, um estudo do Kantar Ibope Media mostrou que 2018 foi um ano positivo para a publicidade brasileira, movimentando mais de 145 milhões de reais em anúncios. Com aproximadamente 135 mil marcas trabalhadas, o mercado para os profissionais de publicidade está aquecido novamente.

Segundo o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Internacional Uninter, Alexandre dos Santos, o publicitário “deve ser movido pela curiosidade, paixão pelo novo, estudos, geração de grandes ideias e por boas soluções”.

Alexandre explica que é preciso entender o consumidor e conhecer o retorno que cada uma das mídias entrega atualmente. “É importante compreender as novas práticas e os novos hábitos. Do imã de geladeira ao comercial de trinta segundos mais caro da TV brasileira, hoje não basta anunciar, devemos também inspirar”. Para dar suporte ao estudante que se interessa por esse universo, o especialista preparou uma lista com as principais áreas de atuação. Acompanhe abaixo.

Atendimento

Os principais ramos de atuação da carreira de publicidade são dentro das agências e essa área faz a ponte entre a empresa e o cliente. Ela é responsável pela coleta e distribuição das informações, briefings de campanhas, realização de reuniões e apresentação dos materiais produzidos.

Mídia

A área é responsável pela seleção dos canais de comunicação nos quais as campanhas serão  veiculadas. Além disso, o publicitário que trabalha nesse meio tem que saber negociar espaços para propagandas, criar o planejamento de mídias e melhorar os investimentos do cliente.

Esse profissional é muito valorizado no mercado, pois a função é indispensável para o sucesso de qualquer campanha.

Criação

É uma das mais conhecidas áreas da carreira de publicidade. Fica responsável pela execução de ideias e do desenvolvimento das chamadas peças publicitárias criativas. Normalmente, é composta por redatores e diretores de arte.

O redator tem a responsabilidade de produzir textos e roteiros com a mensagem objetivada pelo planejamento da campanha. Já o diretor de arte é o profissional responsável pela parte da apresentação visual das peças.

Planejamento

O profissional de planejamento é conhecido como planner dentro das agências. A sua responsabilidade é buscar e analisar as oportunidades do mercado, fazer a identificação dos canais de comunicação, descobrir o público-alvo e traçar as estratégias mais adequadas. “Exige um perfil analítico e que tenha uma visão geral da agência para manter as áreas integradas em busca do mesmo objetivo”, esclarece Alexandre.

Social Media

Conhecido como community manager, o profissional fica responsável pela construção e gerenciamento das empresas digitalmente. Suas funções também são as de criar estratégias de conteúdo, ter interação online, criar identificação e estreitar o relacionamento entre empresa e público.

Marketing

Fora das agências, o publicitário pode trabalhar nas áreas de marketing das empresas. Muita gente tem dúvidas sobre as diferenças entre esses dois ramos de atuação. O que acontece é que, nesse quesito, são trabalhadas as estratégias voltadas para a venda de produtos e serviços. “Além disso, é preciso que o profissional saiba entender as necessidades do cliente para dar destaque à empresa no mercado”, finaliza o coordenador.


Sobre o Grupo Uninter
O Grupo Uninter é o maior centro universitário do país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a única instituição de ensino a distância (EAD) do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).  Sediado em Curitiba (PR), já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 210 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com centenas de polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém cinco campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais, acesse uninter.com.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »