27/03/2014 às 01h50min - Atualizada em 27/03/2014 às 01h50min

Práticas educativas sobre a conscientização da água

A importância da água na sala de aula

Jorge de Medeiros

As notícias sobre o nível crítico dos reservatórios do Sistema Cantareira, principal fonte de abastecimento de água das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, refletiram nas escolas e alunos de escolas paulistanas levaram o tema para discussão em sala de aula.

 

A conscientização pelo uso racional da água já é uma preocupação constante de professores e alunos e o Dia Mundial da Água, celebrado no Dia 22 de março, será o cenário para promover a importância da água.

 

Uma das ações do Colégio Humboldt, instituição bilíngüe localizada em Interlagos, teve início com a inauguração da piscina do colégio. Percebeu-se que, com as ondas - devido aos movimentos dos alunos – muita água transbordava e ia direto para o ralo, onde era despejada na tubulação de águas pluviais, já que era água limpa. Com isso, começou-se a pensar em novas alternativas de reaproveitar essa água. E iniciaram a instalação de tubulações adicionais, tanques de captação e bombas que levam a água de volta para a filtragem.

 

A implantação deste projeto fechou o “círculo da água” e fez com que a mesma água, limpa, circulasse sempre na piscina, mas sem gerar desperdício. Hoje, as filtragens são testadas periodicamente e é feito o uso de sal na água, permitindo uma solução mais ecológica e que não prejudica a pele dos alunos. Além disso, o aquecimento da água é através de placas solares.
 

A conscientização dos alunos também é feita por meio de atividades em sala de aula. Os alunos do Jardim II trabalham diversas atividades, como o tema "Natureza e Sociedade". Por meio dela é realizada uma experiência sobre os estados da água, mostrando os processos da ebulição (cozinhando ovos) e da solidificação (congelando água com suco, que deverá ser degustada como sorvete).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »