10/07/2019 às 17h52min - Atualizada em 11/07/2019 às 00h00min

Vice-presidente da SBC ganha prêmio internacional pela luta no controle do câncer no Brasil e na América Latina

A conceituada oncologista, Nise Yamaguchi, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, recebe hoje em Lyon, na França, prêmio da World Cancer Alliance, pela sua luta pelo controle do câncer no mundo, prioritariamente para populações de baixa renda.

DINO
http://www.sbcancer.org.br/
A oncologista Nise Yamaguchi


A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, a conceituada oncologista, Nise Yamaguchi, recebe em Lyon, na França, o prêmio da World Cancer Alliance, pela sua luta pelo controle do câncer no mundo, prioritariamente para populações de baixa renda.

O prêmio, que consagra apenas um médico por ano, está sendo concedido no encontro anual dos diretores de institutos nacionais do câncer de vários países.

Yamaguchi é cientista sênior do Instituto Internacional de Pesquisa Preventiva e cofundadora da World Cancer Alliance em Lyon, na França, onde colabora para expandir o acesso ao tratamento do câncer em países de baixa e média rendas.

"O acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer são garantidos pela Constituição, mas ainda não se consolidaram, na prática. Nós médicos e toda a sociedade civil organizada precisamos lutar por esse direito", alerta a oncologista.

Ela também ganhou ano passado o Prêmio Joseph Cullen, de combate ao câncer de pulmão, pela Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão. A entrega ocorreu na 19 ª Conferência Mundial sobre Câncer de Pulmão, em setembro, em Toronto, no Canadá.

Lutas pela Lei antifumo, fila zero no atendimento pelo SUS e contra o PL do veneno

No Brasil, foi uma importante liderança médica na aprovação da Lei Antifumo, que restringiu o fumo no país, sendo que o Brasil possui uma das legislações restritivas ao fumo mais rigorosas do mundo.

Sua atuação sempre extrapolou os limites do consultório, e a cientista mantém-se engajada em lutas pelas melhorias do atendimento à saúde da população.

Recentemente, lançou pela Sociedade Brasileira de Cancerologia, a campanha pela FILA ZERO no diagnóstico e tratamento do câncer de mama, em audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo, luta que pretende também levar a Brasília.

Atualmente, iniciou luta contra o Projeto de Lei do veneno, o PL 6299/02, liderando um movimento de oncologistas da Sociedade Brasileira de Cancerologia pela NÃO aprovação do projeto que, segundo ela, coloca em risco a saúde da população.

Agora ela inicia campanha pelo atendimento personalizado no câncer, conscientizando população e governos sobre as terapias alvo e a imunoterapia, tratamentos inovadores, sem contraindicação e sem efeitos colaterais.



Website: http://www.sbcancer.org.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »