26/03/2014 às 02h03min - Atualizada em 26/03/2014 às 02h03min

A importância das associações para uma empresa

Diferencial competitivo, melhorias e expansão: pertencer a HCF do Brasil favorece o crescimento dos negócios dos salões de cabeleireiros

Consult Comunicação e Marketing

Desde a Roma Antiga e a Idade Média, filósofos e historiadores relatam sobre a importância das associações ou as ‘corporações de ofício’, como eram chamadas. Elas sempre tiveram a função de regular e promover o setor em que atuam, bem como auxiliar seus associados na melhor gestão de seus negócios.

Com o passar do tempo, as funções, apesar de mais complexas e de agregar cada vez mais membros, aperfeiçoaram-se para tornar a empresa melhor: mais rentável e coerente com a atuação dos profissionais do setor e com a ética do mercado.

A HCF do Brasil é uma associação que pertence a uma unidade internacional (Haute Coiffure Française), com sede em Paris, na França, e tem como objetivo difundir o conhecimento técnico dos profissionais cabeleireiros, bem como impulsionar o sucesso de seus associados. “Graças ao intercâmbio de ideias que propomos, por meio de workshops e treinamentos variados, o conhecimento de nossos associados cada vez mais gerenciadores e criadores de seus próprios negócios e atuação, além de incentivar a excelência do setor e a competitividade”, explica Marcia Maria, presidente da HCF do Brasil.

Outra importante função das associações de hoje é a promoção do mercado de forma mais ampla e integrada, atraindo networking de fornecedores e empresários de outros segmentos que podem contribuir para o crescimento de ambos, seja na troca de conhecimentos ou experiências. Assim, atualmente a HCF do Brasil recebe o apoio da L’Oréal Profissionnel e da Indice Tokyo (maquiagem), marcas internacionais que investem no apoio à associação por meio de produtos e treinamentos.

Marcia Maria ressalta a proposta da HCF do Brasil de uma gestão eficiente e inovadora, favorecida por parcerias com fornecedores – que incrementam o desenvolvimento profissional e facilitam o acesso a mercadorias de qualidade – e também de outros setores, em ações de marketing como eventos sociais e sazonais que estimulam a marca institucional de cada associado. “São maneiras de expansão e de conquistar clientes potenciais, por meio da divulgação e do marketing promocional”, complementa Janaina Hassim, assessora de marketing da associação.

Janaina salienta que a cooperação entre as empresas as torna mais competitivas, no ponto de vista do fortalecimento do poder de compras, compartilhamento de recursos e a combinação de competências que possibilitam uma melhora no serviço/produto oferecido.

 

Conhecimento e expansão: gestão, faturamento e novos clientes

Cecy Procópio é hairstylist e proprietária do Hair Studio Cecy, que existe há 30 anos em Manaus (AM) e apesar do pouco de tempo como membro HCF do Brasil, enaltece a importância da associação por ampliar o conhecimento de sua equipe, bem como levar à sua cidade técnicas inovadoras e produtos de qualidade. Como o primeiro salão de Manaus a ter uma ligação com uma entidade internacional, ela reforça que as clientes já passaram a consumir seus serviços de outra forma, com foco voltado para as técnicas atuais e de acordo com as tendências mundiais. “A informação se multiplica e fazer parte de um grupo seleto como a HCF do Brasil promove um novo encantamento entre os clientes, já que estamos sempre cheios de novidades”, comemora ela que esteve entre o seleto time de escolhidos para primeira equipe brasileira a se apresentar durante o show de tendências da HCF internacional em Paris, no Carrousel du Louvre, ocorrido em fevereiro 2014.

Já Elaine Haberkorn, proprietária do Espaço Be (São Paulo), um dos maiores salões de beleza do Brasil, com quase 10 anos, 3,5 mil m² e 115 funcionários, já conhecia a atuação da associação no exterior, tendo visitado alguns eventos em Paris.  Ela tornou-se associada há cinco anos, assim que soube da atuação no Brasil. “Sempre apresentei todo o material informativo da instituição aos meus profissionais, que podem checar as tendências com seis meses de antecedência, estimulando os clientes com conteúdo de qualidade e não somente as revistas, como era feito anteriormente. Além disso, também recebemos todo o apoio para o desenvolvimento comercial, administrativo e o intercâmbio de informações do setor, graças aos outros eventos que podemos participar por meio da HCF”, explica ela que já realizou dois encontros em seu salão para os profissionais HCF no Brasil. “É gratificante receber os formadores de opinião em meu espaço e, de alguma forma, proporcionar essa troca de experiências”, celebra Elaine com um crescimento anual de 15% após a adesão à associação.

Carlos Lira, um dos hairstylists do Espaço Be que já participou dos workshops em Paris, também faz parte da primeira equipe brasileira a se apresentar no Louvre. Consumidor voraz dos informativos da HCF, ele diz que a presença nos workshops é fundamental para seu desempenho. “Minha postura, informação, conhecimento, técnica e atendimento ao cliente são outros após os cursos”, revela Lira.

Mais um salão paulistano que faz parte da HCF do Brasil é o The Look Hair & Body (Jd. Anália Franco, São Paulo/SP), dos beauty artists Jurandir Holanda e Iran Jr. Afiliado desde 2010, Iran lembra que foi convidado à associação pela própria Márcia Maria, que facilmente o convenceu a participar diante de tantas vantagens e benefícios que viria a ter, como o contato com profissionais e técnicas de diversos países. Para ele, o crescimento do trabalho é sentido rapidamente graças ao acesso às tendências e às técnicas inovadoras. “Tivemos um aumento de cerca de 50% no ticket médio e igualmente em nosso rendimento individual, pois ganhei em dinâmica e criatividade”, celebra ele. “Pertencer a uma associação de qualidade e respaldo internacional traz glamour, seriedade, credibilidade, expansão e garantia da satisfação de nossos clientes, fidelizando as antigas e atraindo novos”, diz Iran.

O Walter’s Coiffeur é uma rede carioca que possui nove salões em pontos nobres da cidade do Rio de Janeiro e de Niterói. São cerca de 650 colaboradores para os serviços de cabelos, estética e maquiagem. Com 50 anos de história, seu proprietário, o hairstylist que dá nome ao negócio, Walter Cabral, aprova e recomenda a associação como profissional e gestor de empresa. “Ser membro da HCF agrega valor e conhecimento entre os colegas de profissão e, principalmente, entre os clientes”, conclui ele.

 

Alguns números

Info

Fonte

O Brasil é o terceiro maior mercado do mundo de produtos de higiene e beleza (cerca de R$ 31 bi) (2º Japão; 1º Estados Unidos).

Factor Solução/The Kline Group Latin America (2010).

A cada mês surgem no Brasil sete mil novos negócios na área de beleza, um crescimento de 43%.

Sebrae (2013).

O gasto das famílias brasileiras com serviços de cabeleireiros cresceu 44% em seis anos.

Federação do Comércio Fecomércio/SP. (2013)

Na cidade de São Paulo, são lançados mais salões de beleza do que bares e lanchonetes: entre janeiro e junho de 2012 foram abertas 2.445 empresas de serviços relacionados à beleza, uma alta de 85% em relação ao número de registros no mesmo período do ano anterior.

Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). (2012)

A quantidade de novos salões de beleza e centros de estética cresceu 78% em cinco anos. Esse número passou de 309 mil, em 2005, para 550 mil, em 2010. 

Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza (Anabel) (2010).

 

Sobre a HCF do Brasil

A HCF do Brasil é a sede brasileira da HCF Internacional. Atualmente possui mais de 20 salões associados e defende o aprimoramento profissional dos cabeleireiros a fim de promover o desenvolvimento técnico-artístico e crescimento de seus afiliados.

A associação prevê uma série de vantagens a seus membros, como constante atualização por meio do lançamento de coleções anuais e suas apresentações artísticas, intercâmbio cultural e de ideias com os principais profissionais do setor pelo mundo, workshops técnicos, vídeos de treinamento, material de divulgação, entre outras sessões de desenvolvimento prático e teórico – mais informações no www.hcfbrasil.com.br.

 

Sobre HCF

A HCF é uma associação internacional de grandes cabeleireiros criada em 1945 pelos mais renomados profissionais parisienses como Fernand Aubry, Guillaume, Antoine e Albert Pourrièr.

Com sede em Paris (França), está presente em mais de 43 países e conta com um número superior a 1.300 membros no mundo, sendo que 103 estão na França. Seu objetivo é desenvolver a capacidade técnica e artística dos profissionais em todo o mundo.

 

HCF do Brasil

www.hcfdobrasil.com.br

(11) 2366-8233

Informações para Imprensa

Consult Comunicação e Marketing

Déby Pimentel – 11 9 8536 6898


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