26/03/2014 às 01h34min - Atualizada em 26/03/2014 às 01h34min

Empresa de abrasivos Icaper adota ERP Cigam

A fim de obter maior controle sobre seus processos, a Icaper, empresa especializada na fabricação de abrasivos, adotou o ERP da Cigam, fornecedora de software para gestão empresarial (ERP, CRM, BI, RH, BPM e Mobile).

Suellen Pinheiro

A companhia, localizada no Interior de São Paulo, investiu mais de R$ 55 mil no projeto, que envolveu a implantação dos módulos: Gestão Financeira, Gestão de Materiais, Faturamento, Compras, Escrita Fiscal, Vendas, PCP Engenharia, PCP Controle e PCP Planejamento para dez usuários. 

 

Para Raphael Sorde, analista de Suporte da Icaper, a implantação de um ERP traz mais competitividade à empresa por permitir a visualização de oportunidades de negócios com mais rapidez, se antecipar a possíveis gargalos, além de criar cenários que auxiliam na tomada de decisões. “A busca por um ERP se deu a partir do crescimento da empresa, da necessidade de concentrar nossas informações e de reorganizar alguns processos para redução de retrabalhos. Com o ERP, atendemos também aos requisitos do planejamento estratégico da organização”, explica.

 

O projeto na Icaper foi conduzido pela unidade Cigam Repullo e contou com investimento de mais de R$ 55 mil. Segundo o analista, a empresa reserva em torno de 0,3% de seu faturamento mensal para manutenção da área de TI. “Entendemos que é uma área que merece investimento e é de extrema importância para a companhia, pois traz resultados reais”. De acordo com o analista, o ERP Cigam trouxe uma visão mais apurada das atividades da organização e os principais benefícios foram a confiabilidade na informação e a disponibilidade da mesma em tempo real e de forma centralizada, possibilitando a qualquer usuário, desde que tenha permissão de acesso, emitir relatórios atualizados com rapidez.

 

A solução da Cigam ainda trouxe autonomia à empresa. “O Cigam nos atendeu muito bem. Apenas os relatórios exigiram customizações, o que é inevitável, toda empresa necessita de relatórios customizados. Atualmente, nós mesmos conseguimos criar e customizar nossos relatórios ou realizar qualquer alteração desejada no sistema, graças às ferramentas e treinamento que recebemos da Cigam”, conta.

 

Ainda de acordo com Sorde, todo sistema novo em uma empresa exige uma mudança de cultura, além disso, a implantação não pode interromper as operações da companhia. “É um desafio grande implantar um novo sistema sem interromper as operações. É como trocar o motor de um carro em movimento. O que nos ajudou muito no processo foi optarmos por colocar em produção um módulo de cada vez e ter nosso planejamento e objetivos bem definidos. Assim, foi possível identificar e minimizar os riscos com antecedência”, conclui.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »