25/03/2014 às 05h08min - Atualizada em 25/03/2014 às 05h08min

Ações marcam a “Hora do Planeta” para os hotéis da IHG no Brasil

Os hotéis da IHG no Brasil participam, novamente, da campanha Hora do Planeta, ato simbólico que reforça o compromisso da rede em reduzir seu impacto no meio ambiente

ALF agencia de notícias

A ação de apagar a luz celebrando a Hora do Planeta é, sem dúvida, a maior manifestação coletiva de conscientização em busca de soluções ambientais. Fazer algo a mais para o planeta vai além da hora. Definir métricas de redução no impacto ambiental ganhou tal relevância no ambiente corporativo, que deixou de ser uma escolha e se tornou essencial para o modo de gerenciar negócios.

 

O maior grupo de hotelaria do mundo em número de apartamentos investe em soluções sustentáveis que alinham crescimento, eficiência e inovação em consonância com a gestão ambiental.

 

Os hotéis administrados e alguns dos franquiados, no Brasil, já estão usando um sistema online de monitoramento e gestão, desenvolvido pela própria IHG - o Green Engage. Ferramenta que possibilita medir, monitorar e comparar, no dia a dia, o consumo de energia, água, gás e a produção de resíduos de cada unidade hoteleira.  Além disso, o Green Engage oferece um plano de ação que auxilia os hotéis na diminuição do seu impacto no ambiente permitindo, contudo, manter uma hospedagem memorável.

Vale citar: o InterContinental São Paulo está substituindo as lâmpadas comuns, dos corredores, por lâmpadas de led; no Holiday Inn Parque Anhembi 90% das suas lâmpadas comuns já foram substituídas e no Holiday Inn Porto Alegre foi implantado um sistema de geração de energia limpa, produzida a partir de placas solares.

Uma das ações do Green Engage prevê a medição das emissões de gases causadores do efeito estufa. Por meio da calculadora, ferramenta disponível no sistema online, é possível medir a quantidade de gases emitidos por apartamento ocupado e por sala de eventos utilizada, nos hotéis da IHG. O cálculo é baseado no Hotel Carbon Measurement Initiative (HCMI), uma abordagem padronizada, para medir a pegada de carbono da indústria hoteleira, na qual a IHG teve um papel de liderança, trabalhando com a International Tourism Partnership (ITP), a World Travel and Tourism Council (WTTC) e outras empresas líderes na hotelaria.

 

Para celebrar a Hora do Planeta de 2014

 

  • No InterContinental São Paulo - além da ação de apagar as luzes da fachada do hotel, ainda oferecerá aos hóspedes uma lanterna, que será colocada no apartamento, convidando-o a apagar as luzes por uma hora. As luzes do restaurante Tarsila serão diminuídas e os clientes poderão desfrutar de um ambiente agradável em um delicioso jantar à luz de velas. Também será criada uma campanha pelo Foursquare em que a pessoa, ao fazer o check-in no InterContinental, receberá uma sobremesa, como cortesia, ao final do jantar no dia 29/03. A sobremesa será um Gâteau de chocolate amargo, com calda de alecrim colhido diretamente da horta orgânica do hotel;

  • No Holiday Inn Parque Anhembi - a Hora do Planeta será celebrada apagando algumas luzes dos corredores e diminuindo as luzes do restaurante Camauê. Haverão, também, comunicados pelas redes sociais do hotel e a capa da página no facebook ficará preta durante todo o dia;

  • No Holiday Inn Manaus - além de apagarem as luzes da fachada, haverá, como ponto forte da ação, um jantar à luz de velas para os hóspedes do hotel, no Restaurante Naia;

  • No Staybridge Suites São Paulo - as luzes da sua fachada serão apagadas das 20:30hs às 21:30hs e os hóspedes receberão, no momento do check in, uma lanterna para se lembrar da campanha. Todos os hóspedes serão avisados sobre a ação com comunicados nos corredores e elevadores, além de comunicados nas redes sociais;

  • No Holiday Inn São Luis - em apoio à campanha, as luzes serão apagadas por 1 hora, tanto as do letreiro do hotel como as luzes verdes da fachada e da recepção. Durante esse período o hotel atenderá, apenas, com a iluminação dos abajures que permanecerão ligados;

  • No Holiday Inn Porto Alegre - durante o período da campanha será utilizada somente uma parte da iluminação do lobby, deixando alguns canhões de luz com menor intensidade;

  • No Holiday Inn Express Porto Velho - um plano de ação concentrará o maior número de hóspedes nos andares baixos. Com isso, as luzes do 9º ao 11º andar serão totalmente apagadas. As luzes da fachada e do letreiro também serão desligadas por uma hora, no dia 29 de março.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »