25/03/2014 às 10h36min - Atualizada em 25/03/2014 às 10h39min

Praça Victor Civita recebe Edição 2014 do Projeto Teatro nos Parques

As apresentações são voltadas para o público em geral e têm entrada gratuita

Patrícia Martins - Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo

A partir da segunda semana de março, seis capitais brasileiras: Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba darão início à primeira edição nacional do projeto Teatro nos Parques.  A Praça Victor Civita, espaço público em São Paulo recebe a programação deste evento, que se estende por todo território nacional. Nos dias 29 e 30 de março, por exemplo, o público poderá se encantar com a CompanhiaLe PlatduJour e o espetáculo Chapeuzinho Vermelho e a Cia Bataclã, com o Anuário Imaginário, respectivamente.

Iniciado em 2009, o projeto tem por objetivo ocupar os parques de uma maneira saudável e cultural, fazendo com que a população tenha acesso à cultura teatral. A primeira edição reuniu cerca de 30 mil pessoas e, desde então, o Teatro nos Parques se firmou e está inserido na programação cultural de São Paulo, abrangendo grandes capitais do país com patrocínio do Ministério da Cultura e do Grupo CCR, somando 96 apresentações de 38 grupos teatrais.

 

• PROGRAMAÇÃO

• Chapeuzinho Vermelho

29/3/2014 – 11h | Teatro; reapresentação em 30 de março, domingo, às 15h.

No dia 29 de março, sábado, às 11h, a Companhia Le PlatduJour apresenta Chapeuzinho Vermelho. Tudo começa como uma grande brincadeira, em que duas palhaças descobrem um armário cheio de chapéus. Estes chapéus as conduzem por uma “viagem de brincadeiras”, na qual o fio condutor é dado pela história de Chapeuzinho Vermelho. Durante a encenação, o elenco ora interpreta a narrativa, ora brinca com os elementos da mesma, compondo uma tônica constante no fato de duas palhaças tentarem fazer o melhor para conseguirem contar a fábula.

 

Texto: Le PlatduJour
Direção: Fernando Escrich
Elenco: Renata Maia e Renata Bruel

 

• Anuário Imaginário

30/3/2014 – 11h | Teatro

No dia 30 de março, domingo, às 11h, a Companhia Baitaclã apresenta Anuário Imaginário. Divertidos personagens entram em cena e conduzem o público a vivenciar festejos, relembrando e redescobrindo canções, costumes e tradições brasileiros. O espetáculo se baseia no calendário e nas diversas manifestações populares que ocorrem de janeiro a dezembro.

 

Texto: Sabryna Mato Grosso

Direção: Heraldo Firmino

Elenco: Heraldo Firmino, João Henrique Invenção, Monique Franco e Sabryna Mato Grosso.

 

SOBRE A CIA LE PLAT DU JOUR
Formada por Alexandra Golik e Carla Candiotto, surgiu em 1992, em Paris, onde começou a desenvolver uma linguagem cômica mais especificamente ligada ao palhaço. A Cia Le PlatduJour mantém em seu repertório os espetáculos: As Filhas de Lear; Chapeuzinho Vermelho (Prêmio APCA 2001 de Melhor Espetáculo Infantil), Os Três Porquinhos (Prêmio APCA 2003 e Panamco Femsa de Teatro), Insônia, Aladim e a Lâmpada Maravilhosa, O Poço (contemplado com o Prêmio Myrian Muniz de Teatro), João e Maria (Prêmio APCA 2007 de Melhor Atriz).

 

SOBRE A CIA BAITACLÃ

Fundada em 1997 por Célia Borges, Cida Almeida e Heraldo Firmino, tem  por objetivo aprofundar as diversas características do teatro cômico-popular: a linguagem circense e musical, o trabalho com as máscaras, as manifestações populares do Brasil e o teatro de rua e em espaços alternativos. Nesse percurso a companhia foi desenhando sua identidade a partir de seu repertório e do encontro com o público, possuindo espetáculos com características específicas, como dramaturgia própria, assim como canções compostas e executadas ao vivo pelo elenco. Atualmente, a Cia. Baitaclã é constituída por Heraldo Firmino e Sabryna Mato Grosso, que se integrou à equipe em 2002, e Monique Franco.

 

SOBRE A PRAÇA VICTOR CIVITA

 

Projeto pioneiro na América Latina, inaugurada em 2008, a Praça Victor Civita é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás. A partir de um espaço com aproximadamente 14 mil metros quadrados e área verde com cerca de 80 árvores, a Praça oferece à população um espaço que propõe uma reflexão acerca da preservação ambiental. Também abriga o Prédio do Incinerador, instalado no antigo incinerador de Pinheiros, e desenvolve atividades de educação socioambiental, com cursos, palestras e visitas escolares, além de localização privilegiada e de fácil acesso através de transporte público ou carro. A Praça Victor Civita dispõe de um palco para espetáculos com arquibancada coberta para 290 pessoas, onde ocorrem apresentações musicais, passando pelo rock, samba e música clássica, também espetáculos circenses, aulas de arte, yoga e pilates, além de atividades no centro de convivência para a terceira idade (CIIPE). O projeto foi implementado a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de detritos ao longo dos anos, uma vez que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos urbanos. Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental do terreno. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo. A Praça Victor Civita é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, e toda a sua programação é gratuita. Para visita de grupos escolares é necessário agendamento. A Praça divulga suas atividades através do site http://pracavictorcivita.org.br e também  nas redes sociais twitter (@pracavc) e facebook (fb.com/pracavictorcivita). No site, o público pode se cadastrar para receber a newsletter da programação.

 

 

 

SERVIÇO

Teatro no Parque

Data: 29 de março (sábado) e 30 de março (domingo)

Hora: 11h (sábado) e 15h (domingo), respectivamente

Local: Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros           

Ingresso: gratuito

Classificação: livre                

Outras informações: (11) 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br

 

*A apresentação acontece no palco da Praça, com arquibancada coberta para 290 pessoas. Não é necessário retirar ingressos com antecedência.

 

 

** Capacidade máxima do local: duas mil pessoas. Acesso para deficientes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »