13/06/2019 às 17h42min - Atualizada em 14/06/2019 às 00h00min

Unidade de Pronto Atendimento no Nordeste mostra que é possível existir saúde pública de qualidade

UPA Trapiche da Barra é a primeira Instituição Pública de Saúde em Alagoas a receber o selo de acreditação ONA de qualidade.

DINO
https://www.isac.org.br/upa-trapiche-recebe-selo-da-organizacao-nacional-de-acreditacao/

O que fazer quando a saúde pública brasileira é frequentemente alvo de reclamações e estampa maus exemplos na mídia? Basta uma rápida pesquisa para encontrar denúncias de unidades de saúde com atrasos nos atendimentos, descaso com os pacientes e erros de diagnóstico recorrentes.

Não é à toa que o sentimento geral da população é de insatisfação e revolta. Resultado disso é que, em pesquisa realizada e divulgada pelo Datafolha em junho de 2018, a maioria dos brasileiros, cerca de 55%, avaliaram a saúde geral no país como ruim ou péssima.

Outro panorama divulgado nessa mesma pesquisa mostra que 54% dos entrevistados que buscaram atendimento no SUS reclamaram de demora no atendimento, falta de recursos e má gestão.

Agora, respondendo ao nosso questionamento no início deste artigo, precisamos buscar bons exemplos de gestão e compromisso com a oferta de serviços de qualidade para dar esperança e modelos a serem seguidos. Um destes exemplos é a recente certificação recebida pela UPA Trapiche da Barra, localizada em Maceió, Alagoas.

Gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania - ISAC, a UPA Trapiche da Barra iniciou há um ano um processo de mudança e melhorias em seus processos para receber o selo de Instituição Acreditada Nível I, da Organização Nacional de Acreditação - ONA.

Em poucas palavras, esse selo representa uma certificação de qualidade e segurança em saúde com padrões reconhecidos internacionalmente, visando resultados no atendimento aos usuários.

Para a Diretora Técnica da unidade, Sandra Gico, a certificação significa que a UPA Trapiche possui um alto padrão de qualidade, uma boa execução de processos e profissionais treinados e comprometidos, “me sinto grata pela oportunidade de fazer parte desse processo. Parabenizo toda a equipe pelo empenho e dedicação na prestação de serviço de saúde humanizado e de qualidade aos nossos usuários, que levaram à certificação.”, pontuou.

Para receber o selo de acreditação é preciso cumprir ou superar altos padrões de segurança e qualidade que incluem  os aspectos estruturais e assistenciais de todas as áreas de atividades da instituição.

Sendo a primeira e até o momento a única unidade de saúde pública de Alagoas a receber esse selo, a UPA Trapiche da Barra avança rumo a um novo nível de atendimento e entrega de resultados que deve servir de ponto de partida para uma mudança positiva na qualidade de atendimento da saúde pública no país.

A consequência de todo esse trabalho é refletida no dia a dia da unidade, com a atenção e o zelo que todos os pacientes merecem, gerando elogios dos usuários, demonstrando que quando a saúde pública é levada a sério, os resultados aparecem.



Website: https://www.isac.org.br/upa-trapiche-recebe-selo-da-organizacao-nacional-de-acreditacao/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »