29/05/2019 às 11h39min - Atualizada em 29/05/2019 às 11h39min

​Juquitiba recebe o projeto de Parceria pela Valorização da Educação

Alunos da rede pública do município serão beneficiados com o programa de melhoria da educação pública. Presente em mais de 100 municípios brasileiros a iniciativa acelera a evolução do Ideb em 35% no Ensino Fundamental I e em 52% no Ensino Fundamental II

Tainá Ianone
FleishmanHillard Brasil
A cidade de Juquitiba deu início ao ciclo 2 da Parceria pela Valorização da Educação (PVE), projeto do Instituto Votorantim em parceria com as empresas investidas da Votorantim que contribui para a melhoria da educação pública, com ações de mobilização social e de fortalecimento da gestão pública.
Nessa etapa - prevista para ser concluída no final de junho - os consultores do Instituto Votorantim junto à equipe de secretaria municipal de educação, diretores e coordenadores educacionais realizarão reuniões com foco na gestão escolar, gestão educacional e mobilização social. O objetivo é estruturar as ações que serão implementadas e realizadas para engajamento da sociedade, alunos e pais para a melhoria da educação pública.
“No primeiro ciclo do PVE definimos com os grupos de mobilização social quais são os nossos sonhos e as causas pelas quais vamos trabalhar neste ano. Já com os grupos de gestão das secretarias e das escolas dos municípios, definimos os focos de trabalho do ano e os objetivos estratégicos, montando planos de ação”, disse Anna Christina Azevedo Nascimento, coordenadora de Capital Humano do Instituto Votorantim.
Este ano, o PVE está investindo, também, em estratégias de mobilização por meio das redes sociais. Todas as cidades participantes têm grupos no Facebook, para compartilhar suas ideias, ações e expectativas para o município. Participe e convide para o grupo do Facebook quem pode ajudar no projeto por uma educação melhor. Para entrar no grupo basta digitar “PVE Juquitiba” no campo busca da rede social.
O PVE 2019 acontece em quatro ciclos, em que os participantes podem aprimorar suas competências profissionais em gestão educacional e escolar, ou ampliar a mobilização social pela educação, a partir de questões reais das localidades.
 
Parceria pela Valorização da Educação (PVE)
O PVE está alinhado ao quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que prioriza a educação de qualidade. Nesse quesito, o projeto visa assegurar a educação inclusiva, quantitativa e de qualidade. A estratégia é, de um lado engajar a população, fortalecendo a demanda por uma educação pública de qualidade e, de outro, qualificar a gestão escolar e educacional. A iniciativa, desenvolvida pelo Instituto Votorantim, é reconhecida como uma tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil.
 
 
Em 2018, foram mais de 1.200 escolas atendidas que impactaram positivamente 360 mil alunos, entre 6 e 14 anos. A capacitação foi realizada com cerca de 3 mil gestores públicos (Secretários de Educação, corpo técnico das secretarias, diretores e coordenadores de ensino das escolas participantes). Ao longo de dez anos do projeto beneficiou mais de 700 mil alunos.
Considerando os dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) - criado pelo Ministério da Educação em 2007 – entre 2013 e 2017 o desenvolvimento educacional dos municípios em que o programa atua apresentou melhoria de 35% nas notas do Ensino Fundamental I, e de 52% no Ensino Fundamental II, se comparado aos demais municípios brasileiros que não possuem o PVE.
 
Sobre o Instituto Votorantim
O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas investidas da Votorantim no planejamento e execução de ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável. Atuando a partir da premissa de que empresas e comunidades devem evoluir em sinergia, o Instituto ajuda a promover o desenvolvimento social integrado à estratégia dos negócios, em uma lógica de geração de valor compartilhado. O Instituto desenvolve programas e projetos nas áreas de educação, geração de trabalho e renda, apoio à gestão pública, voluntariado, qualificação de organizações e garantia de direitos infanto-juvenis. Ao longo de 2018, o Instituto Votorantim co­laborou para direcionar cerca de R$ 123 milhões de investimentos em projetos em 160 municípios do Brasil, Colômbia, Argentina e Peru. Para saber mais, consulte o site do Instituto Votorantim.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »