19/05/2012 às 23h49min - Atualizada em 19/05/2012 às 23h49min

Ensino integral deve ser meta da Prefeitura, diz Haddad

Pré-candidato do PT diz que sua gestão terá como objetivo ter no mínimo 20% dos alunos da Rede Municipal de Ensino estudando o dia inteiro

Analítica - foto: Elza Fiúza

Pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo e coordenador do Conversando com São Paulo, Fernando Haddad tem uma meta clara para a área: transformar a Rede Municipal de Ensino em uma rede de ensino integral.

“Em quatro anos, quero ver no mínimo 20% dos estudantes da rede municipal em regime de ensino integral e não apenas com aula de reforço, mas com esporte e cultura também”, comentou Haddad, ministro da Educação dos governos Lula e Dilma por seis anos. “Sabemos que os prédios das escolas não comportam o período integral, mas a cidade tem muitos equipamentos públicos ociosos, como parques e centros culturais, disponíveis durante a semana”, disse.

A Educação na Metrópole foi tema da plenária do Conversando com São Paulo desta quinta-feira (17/05). Temas como o ensino integral, entre outros, foram debatidos por Haddad, Claudia Costin, secretária de Educação municipal do Rio de Janeiro, e Maria Alice Setubal, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). As duas educadoras destacaram a importância de se investir em educação básica (creche e pré-escola) em áreas de alta vulnerabilidade social.

Haddad também frisou a importância de se dar maior atenção às crianças de famílias vulneráveis. “Para se quebrar o ciclo de pobreza, a rede pública tem de atender a criança desde a primeira infância”, analisou.

Para colocar seu plano de ensino integral em prática, Haddad apontou a importância do uso do transporte escolar gratuito. “Esta gestão [Serra/Kassab] deixou de lado o transporte aos alunos e ele é de fundamental importância para a mobilidade das crianças.”

Neste sábado, o tema do Conversando com São Paulo é Assistência Social. A plenária será realizada no auditório do Sindicato dos Engenheiros (Rua Genebra, 25, Bela Vista) a partir de 10h. Além de Haddad, participarão Simone Albuquerque, Anderson Lopes, Maria Aparecida Faria e Aldaíza Sposati. A entrada é aberta ao público em geral.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »