20/04/2019 às 05h12min - Atualizada em 24/04/2019 às 16h25min

Green Card é possível para profissionais especialistas

Você tem uma qualificação e quer obter o Green Card e ter residência fixa e legal nos Estados Unidos (EUA)? Saiba que existem categorias de vistos que dão essa oportunidade, sem a necessidade de uma oferta de emprego de uma empresa americana ou ainda precisar investir em solo internacional. São os vistos EB1 e EB2 NIW, concedidos a profissionais com longa experiência em suas áreas de conhecimento e que, além da habilitação e experiência comprovadas, possuem também um histórico de contribuições e reconhecimentos no decorrer de sua carreira.
Profissionais de diversos segmentos, telecomunicações, por exemplo, ou ainda esporte, medicina, na área das ciências e até artes podem solicitar esse processo que custa em média R$ 25 mil dólares e é divido em três fases que duram até dois anos.
“A primeira fase é a entrega ao USCIS (United States Citizenship and Immigration Services) de um dossiê com as comprovações de mérito, que pode aprovar, exigir mais informações ou até negar o pedido. Já a segunda parte, o National Visa Center solicita mais documentos pessoais, antecedentes criminais e uma avaliação física com um profissional credenciado. A terceira e última fase, por sua vez, compõe-se de uma entrevista no consulado americano”, explica o especialista em direito internacional, o advogado e consultor de negócios internacionais Leonardo Leão, da Leão Group.
Vale lembrar que existem três subcategorias para a petição EB-1: EB-1A, para profissionais com habilidades extraordinárias; EB-1B, para professores e pesquisadores de destaque; e EB-1C, para executivos internacionais.
No EB-2 NIW se enquadram profissionais dos mais diferentes setores, mas que tenham mais de 10 anos de experiência comprovada e também devem atestar que seus trabalhos podem colaborar com a economia, cultura ou educação nos EUA.
Para qualquer uma dessas categorias, reunir antecipadamente documentos que certifiquem as qualificações é essencial. Ser membro de associações, participar ativamente do setor em que atua e até mesmo prêmios aumentam a elegibilidade para o visto.
Caso de Sucesso
O engenheiro civil Fernando Oliveira, de 34 anos, do Rio de Janeiro, com experiência de 10 anos trabalhando para as maiores construtoras do país, inclusive em obras para a construção de moradias populares, como no projeto “Minha Casa Minha Vida”, decidiu prosseguir sua carreira nos EUA. “Ao encontrar com um grande amigo engenheiro que havia trabalhado comigo, ele me contou que havia conseguido seu Green Card, através de uma aplicação EB-2 NIW pela Leao Group e resolvi analisar os trâmites”.
Fernando conta ainda como foi o processo e a expectativa da família para a aprovação: “Após a consulta inicial por skype, em cerca de uma semana, me confirmaram a viabilidade da minha aplicação, iniciamos a prospecção de toda documentação de suporte e, em cerca de um ano, fui chamado para a entrevista no consulado do Rio de Janeiro, sendo aprovado exatamente 13 meses após o início do processo. O mais complicado é controlar a ansiedade, mas a confiança e expertise demonstrada pela equipe da Leao Group, além das nossas atividades diárias, já que aguardamos todo o processo no Brasil, nos tranquilizaram”.
Hoje, Fernando, sua mulher e seus dois filhos estão há dois meses em Houston, nos EUA. Ele já está atuando em sua área profissional e está realizando os procedimentos para validação do seu diploma de engenharia nos EUA. Sua mulher também já está trabalhando e seus filhos em franca adaptação na escola pública mais próxima da casa da família, com acompanhamento especial para alunos estrangeiros.
 
Leão Group
Leao Group Consulting Services é uma empresa de consultoria registrada nos EUA, com sede no estado da Flórida, com filiais em diversas partes do mundo, como Rio de Janeiro, Lisboa e Milão.
Os profissionais contam com sólida formação, sendo graduados por Universidades e Instituições de Ensino mundialmente reconhecidas e com vasta expertise no assessoramento de diversos investidores e companhias ao longo dos anos. A Leão Group ajuda empresas a explorar as grandes oportunidades de negócios em mercados internacionais, como os Estados Unidos e Europa, e contribui para a organização, tomada de decisão, diagnóstico e formulação de soluções para os mais variados modelos de negócio.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »