19/05/2012 às 01h00min - Atualizada em 19/05/2012 às 01h00min

Os bons músicos começaram em Festivais de Música na Escola

1º Festival de Música do Colégio Ítaca, na zona oeste de SP

CGC Educação

 Terá Rock, MPB, Bossa Nova, Sertaneja e Música Erudita o 1º Festival de Música do Colégio Ítaca, na zona oeste de SP, que ocorrerá no próximo dia 26, sábado, entre 14 e 18 horas. Vinte e três grupos de alunos e ex-alunos se inscreveram para o grande evento, que promete ser o primeiro de uma série inesquecível.

A música passou a integrar o currículo das escolas brasileiras – públicas e privadas – em 2011, mas no Ítaca a linguagem da arte musical permeia o cotidiano escolar há muitos anos. Alunos do ensino fundamental I têm aulas de flauta doce no currículo. A partir do fundamental II, aulas de práticas instrumentais são disponibilizadas aos alunos no contra período escolar, e durante todas as sextas-feiras, no pátio da escola (com palco), os talentos se apresentam conforme a organização da agenda do grêmio estudantil.

“São muitos anos de prática musical na escola. Consideramos que os alunos estão maduros e prontos para participarem em um Festival competitivo, com regras”, diz o professor de Literatura e coordenador do evento, Flávio Cidade. Só podem se inscrever alunos a partir do ensino fundamental II e bandas com integrantes que sejam ex-alunos ou alunos da escola. “Pelo menos 50% dos integrantes da banda, têm de ter alguma ligação com o colégio”, salienta Cidade.

O Festival contará com as categorias – Cover e Inéditas - e três jurados ligados à área musical. Com vários filhos de músicos matriculados na escola, o Festival recebeu muitas inscrições de composições dos próprios alunos. “Queremos que o evento seja o primeiro de muitos, e que cada um deles seja inesquecível”, diz Flávio. Para ilustrar, “Sinonimos”, composição da aluna Sophia Tagliaferri.


Sinonimos

Sophia Tagliaferri

Composição: Sophia Tagliaferri

Se amar é sinonimo
De voar
Eu estou sempre
Voando

Se ser louco
É ser artista
Eu sou dali

Uuuh...
Talvez
O sinonimo de amar
Não é o mesmo
De pensar
Ah...

Se amar é sinonimo
Eu vou sempre te "sinonimar"

Repete                                                                                     

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »