18/02/2014 às 11h04min - Atualizada em 18/02/2014 às 11h04min

Médicos definem pauta de reivindicações trabalhistas

O piso estadual mínimo de pagamento dos médicos no Paraná, tomando-se por referência os parâmetros da Fenam (Federação Nacional dos Médicos), de R$ 10.991,19, é o principal ponto da pauta de reivindicações da categoria.

Básica Comunicações

O piso estadual mínimo de pagamento dos médicos no Paraná, tomando-se por referência os parâmetros da Fenam (Federação Nacional dos Médicos), de R$ 10.991,19, é o principal ponto da pauta de reivindicações da categoria, definida pelos profissionais na sede do Simepar – Sindicato dos Médicos do Paraná, em assembleia geral. 

De acordo com o presidente do Simepar, Mario Antonio Ferrari, que presidiu a assembleia, a pauta de reivindicações irá nortear as negociações coletivas com os sindicatos patronais e com empregadores específicos. “Não havendo êxito nas negociações, o documento embasará os dissídios coletivos”, disse. Para o dirigente sindical, os direitos dos trabalhadores são reflexo direto das transformações no mundo do trabalho, ligadas diretamente ao sistema econômico de produção, que atualmente passa por profundas transformações de natureza econômica e política. “Daí a importância do sindicato neste contexto social”. E complementou: “O Simepar tem se destacado nas vitórias obtidas na defesa dos direitos dos médicos de todo o estado e servido de parâmetro para outros sindicatos profissionais pelo país”. 

Além do piso salarial, os médicos discutiram e aprovaram a reivindicação de adicional de horas-extras de 150% e 200% e adicionais de insalubridade em percentual de 40%. Também foram aprovadas para a pauta, outras questões como, por exemplo, a disciplina do repouso médico, do labor à distância, do sobreaviso e de remunerações específicas para especializações e aperfeiçoamento médico. A data base da categoria é dia 11 de novembro. 

A mesa coordenadora dos trabalhos da assembleia contou ainda com a participação dos diretores do Simepar, Claudia Paola Carrasco Aguilar e José Ferreira Lopes, e do assessor jurídico Luiz Gustavo de Andrade. 

Sobre o Simepar - Fundado em 23 de agosto de 1974, o Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná vem desempenhando seu papel fundamental na defesa dos direitos dos médicos paranaenses e de sua dignidade e valorização profissional, empenhado na luta pela remuneração adequada, planos de cargos e salários para os setores público e privado, melhoria da qualidade do ensino médico, dentre outros. O Simepar possui sede própria, inaugurada em 2 de junho de 2003, localizada na Rua Coronel Joaquim Sarmento, 177, no bairro Bom Retiro, em Curitiba. www.simepar.org.br.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »