28/03/2019 às 15h12min - Atualizada em 30/03/2019 às 12h06min

Sebrae/PR amplia programação para a formação de líderes

Comunicação assertiva, eficiência, produtividade, clareza, inteligência emocional, comportamento e capacidade de transformar o conflito em algo construtivo. Na rota rumo à liderança, esses são apenas alguns dos marcadores que aparecem durante o caminho e que são necessários para que a linha de chegada seja alcançada. Desta forma, o Sebrae/PR tem trabalhado na preparação de novos líderes que possam entender o seu papel na sociedade e, a partir disso, promover mudanças positivas que transformem os ambientes em que vivem. 

“Tivemos o grande privilégio de iniciar o Programa Rotas da Liderança na região oeste paranaense. Foram realizados nove workshops independentes com duração de quatro horas cada nas cidades de Cascavel, Laranjeiras do Sul e Toledo. Reunimos lideranças institucionais e empresariais da região para prepará-las para os desafios que enfrentam e continuarão enfrentando, como líderes”, introduz a consultora do Sebrae/PR, Elisângela Rosa. 

Nas três cidades selecionadas, foram realizados os workshops que, de forma independente, culminam num único objetivo: tornar os líderes regionais ainda mais preparados para o grande desafio da liderança. A palestrante e coach Hivonete Piccoli, por exemplo, participou da programação e garante que os resultados obtidos estão fazendo a diferença na vida profissional e pessoal. 

“O workshop que participei foi sobre Inteligência Emocional. O conteúdo é replicável no meu cotidiano. Fui conduzida a um processo de autoconhecimento e consigo fazer uma leitura melhor das pessoas com as quais convivo no meu trabalho. Isso é importante para quem desenvolve um papel de liderança, pois para liderarmos, é preciso conhecer as pessoas”, relata Hivonete. 

Dulce Ragazzon, coordenadora do Programa Empreender Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), também avalia de forma positiva a participação no Programa. “Considero este programa excelente. Por meio de dinâmicas e exemplos, a programação consegue fixar a mensagem proposta e, no meu caso, como trabalho com reuniões todos os dias, trouxe informações para que eu fique mais atenta a questões simples que, muitas vezes, fazem com que se perca o foco e o resultado não seja totalmente satisfatório”, comenta.

Quanto aos resultados, as 36 horas de trabalho do Programa já estão surtindo efeito para os participantes. “O workshop me deu muita visão. Hoje, percebo, inclusive, aumento nos ganhos financeiros da minha empresa. Estou mais preparada para liderar e lidar com pessoas no meu trabalho”, indica Hivonete. 

O Rotas da Liderança integra o Polo de Liderança Sebrae, Programa norteado por quatro pilares: crescer para transformar a si mesmo; conectar para transformar a relação com o outro; influenciar para transformar a organização e inspirar para transformar o ambiente/sociedade. 

“O Sebrae/PR está trabalhando com um portfólio de soluções que ajudam a desenvolver lideranças institucionais e empresariais no estado. Além do Rotas da Liderança, também estamos trabalhando com outros projetos como o Programa Farol e Sonar, por exemplo, que fortalecem a nossa região a partir do incentivo do espírito de liderança nos nossos jovens”, indica Elisângela. 

Programa Farol
O curso foca na preparação de jovens de 25 a 35 anos. Com uma programação mais intensa que o Rotas da Liderança, o conteúdo é dividido em três dias e o objetivo é fazer com que os jovens compreendam como estabelecer relações de liderança de forma ética para ações que evoluem o ambiente dos pequenos negócios, além de promover uma visão completa sobre o que é liderança.

No primeiro dia, há uma análise inicial das competências, valores e virtudes de cada participante. O segundo é dedicado para reflexões sobre as mudanças que ocorrem no mundo e no país, projetando como um líder pode agir e quais comportamentos podem contribuir para o desenvolvimento efetivo da sociedade com a qual ele vai interagir e, por último, no terceiro dia, há espaço para reflexão e o diálogo com os demais participantes para a construção de vínculos, de forma a incentivar a confiança, corresponsabilidade e ética, essenciais para a construção de uma liderança eficiente. 

A primeira turma de Cascavel, fez o curso em parceria com a Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná (Amic), e os trabalhos foram concluídos no último dia 15 de março. 

Programa Sonar
Devido à programação, o Sonar é considerado um programa avançado de desenvolvimento de lideranças. O objetivo é refletir e exercitar a consciência do líder sobre seus valores e sua influência no ambiente de negócio e na sociedade. Entre as metas do Programa, estão: ampliar o autoconhecimento para se tornar um líder mais eficaz; transformar a si próprio e melhorar a compreensão dos outros; aumentar o repertório pessoal para a liderança; articular estratégias e persuasão para engajar outros líderes e equipes de trabalho e, por fim, adquirir conhecimentos e ferramentas para encaminhar as mudanças desejadas. São 56 horas de conteúdo, divididas entre módulos de até 8 horas cada. A primeira turma, que está realizando os encontros em Curitiba e conta com participação de representantes da região oeste paranaense, concluirá os trabalhos no próximo dia 23. 

“Estas ações vêm para fortalecer cada vez mais nosso território e contribuir para que as lideranças locais possam promover o desenvolvimento que a nossa região merece”, conclui a consultora do Sebrae/PR, Elisângela Rosa. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »