14/02/2014 às 15h55min - Atualizada em 14/02/2014 às 15h55min

Onda de assaltos no trânsito da zona sul

Especialista do GRUPO GR aponta alguns cuidados necessários para a segurança no trânsito

Visar Planejamento

Assaltantes aproveitam o trânsito carregado para entrarem em ação e chegam de motos ou a pé, abordando motoristas e passageiros nas ruas da maior metrópole brasileira.
O especialista e gerente de projetos de segurança do GRUPO GR, Fábio Milani, aponta alguns cuidados necessários para esse tipo de situação.

 
Dicas de segurança no trânsito:


- Dirija com os vidros fechados, usando o sistema interno de ventilação e portas travadas.
- Não deixe os seus documentos no porta-luvas.
- Evite também deixar à mostra (ou mesmo sob os bancos) embrulhos, pastas e bolsas - o ideal é colocá-los no porta-malas do carro.
- No carro, evite adesivos, placas ou crachás que identifiquem o local onde você mora ou costuma frequentar, ou ainda que possam identificar sua condição social e outras características pessoais.
- Ao parar nos semáforos, fique atento ao retrovisor de seu carro e mantenha o veículo engatado em 1ª marcha e distante do carro da frente o suficiente para arrancar, em caso de emergência.
- Evite atividades que tirem sua atenção do ambiente ao seu redor quando estiver parado (ex.: maquiar-se, falar ao celular, ler jornal, etc).
- Se for fumante, não fume parado no trânsito e muito menos com a janela aberta, pois essa conduta facilita a ação de criminosos.
- Se perceber estar sendo seguido por outro veículo, procure agir com naturalidade e dirija-se para ruas movimentadas.
- Ocorrendo uma leve colisão na traseira do seu veículo e você desconfiar de algo, dirija-se até um local movimentado e procure uma viatura ou posto policial.
- Evite ostentar o uso de joias, celulares, câmeras digitais, notebooks ou tablets.
- Atentar, ao chegar ou sair de casa, para a presença de estranhos nas imediações.
- Jamais dê carona a estranhos e não pare para auxiliar outros motoristas em locais ermos e horário avançado.
- Procure não transportar valores em seu carro quando estiver desacompanhado (a).
- Se um dos pneus esvaziar sem motivo aparente, não pare no primeiro momento, procure um lugar seguro para efetuar a troca.
- Evite deixar seu carro estacionado na rua, principalmente durante a madrugada.
- Desligue o carro, retire a chave do contato e tranque o veículo ao estacionar, mesmo que por poucos minutos.
- Procure estacionar em ruas iluminadas e próximo a locais vigiados dia e noite.
- Evite namorar dentro do carro, principalmente à noite e em lugares desertos.
- Não pare para discutir "fechadas" ou "batidinhas". É comum que ladrões provoquem isso, só para assaltar.
- Caso desconfie de algo, se dirija a locais preferencialmente vigiados por pessoas de segurança, ou ainda iluminados e com fluxo de pessoas.
- Sempre certifique-se da existência de combustível suficiente para evitar ficar parado.
- Ao passar por depressões e lombadas, verifique, antes de reduzir a marcha, se há aproximação de pessoas suspeitas.
- Procure identificar em seus deslocamentos habituais postos policiais, pontos de estacionamento de viaturas e ainda postos de abastecimento 24h, além de outros estabelecimentos comerciais que em situação de emergência sirvam como ponto de apoio.
- Fique atento aos cruzamentos e reduza a velocidade se o farol estiver vermelho, para dar tempo de alterar para verde.
- Os assaltantes geralmente abordam pelo lado do motorista, vindo por trás. Atenção especial às motocicletas ocupadas por duas pessoas.
- Mantenha-se sempre atento. Este é o melhor fator de proteção. Assaltantes preferem pessoas desatentas.
- Em caso de assalto não reaja, sua vida não tem preço.


ATENÇÃO: Cuidado com falsos mecânicos, sempre solícitos, que aparecem "milagrosamente" para ajudá-lo em locais ermos, tão logo seu carro entre em pane. Sinalize seu carro e peça apoio para a primeira viatura de polícia que cruzar por você.


SOBRE O GRUPO GR
O GRUPO GR é hoje uma das empresas mais consolidadas no setor de segurança privada e terceirização de serviços. Com 21 anos de atuação e presente em 16 Estados, o GRUPO GR tem um sistema rigoroso de treinamento (teórico, físico e comportamental) que envolve técnicas de aperfeiçoamento operacional, postura e comportamento, modernos conceitos, treinamento nas áreas de segurança, portaria, recepção e limpeza.
Seu principal objetivo está em oferecer soluções customizadas e integradas que aumentem a produtividade e reduzam custos. A empresa promove a capacitação e a reciclagem permanente de seus funcionários, também instruídos através de simulações variadas para solucionar uma tentativa de assalto ou invasão, situações atípicas como ocorrências e possíveis falhas na segurança (equipamentos e fator humano) e procedimentos em casos de emergência.
Além disso, conta também com serviços de Segurança Eletrônica, sempre atenta às novas tecnologias de prevenção e proteção de pessoas e patrimônios.
Com mais de 1.100 clientes ativos e 12.000 colaboradores, o GRUPO GR é referência em seu setor de atuação, atendendo com eficácia condomínios (residenciais e comerciais), indústrias, instituições de ensino, hospitais e clínicas médicas, concessionárias e empresas de diversos portes e segmentos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »