28/02/2019 às 11h03min - Atualizada em 11/03/2019 às 15h57min

Carnaval: atenção à combinação de álcool com calor

Com as altas temperaturas que acompanham os dias de folia muita gente fica com mais vontade de consumir bebidas alcoólicas. A combinação, no entanto, pode ocasionar consequências ao organismo e interromper a diversão. De acordo com a cardiologista infantil e médica do esporte do Hospital Edmundo Vasconcelos, Silvana Vertematti, a desidratação está entre os efeitos e não pode ser ignorada.

A perda de líquido do corpo pela ação do álcool de inibir de mecanismos antidiuréticos no organismo, e pelo calor, podem desencadear um mal-estar. "É importante estar atento aos sinais como boca seca, indisposição, dores de cabeça e até mesmo vômitos, que aceleram o processo de desidratação", alerta a médica.

Mas as consequências do consumo excessivo de álcool vão além da desidratação. A especialista explica que o hábito aumenta as chances de hipoglicemia, acarretando desmaios e, em casos mais graves, provoca coma alcoólico. Para evitar esse tipo de situação, a saída é tentar controlar o consumo e beber água adequadamente.

"A combinação entre álcool, altas temperaturas e desgaste físico faz com que a perda de líquido seja intensificada, tanto por urina e suor, e por isso é importante manter-se hidratado. Muitas pessoas acreditam que perdem peso em um dia de bloco, mas o que ocorre é uma desidratação", complementa Silvana Vertematti.

O ideal, de acordo com a cardiologista, é intercalar a mesma quantidade de bebida alcoólica consumida com a de água. "A cada duas latas de cerveja, por exemplo, é preciso ingerir entre 500 ml e 1 litro de água ou líquidos de acordo como o paladar e as necessidade individuais a fim de repor o líquido perdido e impedir essas reações do organismo", finaliza a médica.
 
HOSPITAL EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar Saúde - Hospitais, conquistado em 2017.

Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV
Informações para a imprensa:
TREE COMUNICAÇÃO
(11) 3797-6655

Mariela Gonçalves – mariela@consultortree.inf.br
Rhayssa Nascimento – rhayssa.nascimento@tree.inf.br
 
 



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »