13/11/2018 às 17h53min - Atualizada em 23/11/2018 às 13h38min

Black Friday: eletrônicos são os produtos mais desejados pelos brasileiros

Um dos eventos mais esperados do comércio está chegando. A Black Friday acontece neste ano no dia 23 de novembro e já deixa os consumidores atentos sobre as ofertas disponibilizadas. O evento é originário dos Estados Unidos, onde as promoções podem chegar a 30%. No Brasil, no entanto, o desconto ainda fica em cerca de 10%. A categoria de produtos mais procurados será de celulares, TVs e eletrodomésticos, de acordo com pesquisa do IBOPE Conecta, encomendada pelo Mercado Livre.

A maioria dos consumidores (79%) pretende aproveitar as ofertas do período, embora os descontos não sejam tão agressivos como no país norte-americano. A pesquisa ainda diz que 44% dos compradores vão adquirir até três produtos; 17% querem comprar quatro ou mais e 39% ainda não se decidiram. Para a Revista Veja, a diretora de Marketplace do Mercado Livre, Cristina Farjallat, disse que as pessoas deixam para comprar produtos mais caros na data.

“Por isso, os itens mais comprados são eletrodomésticos. Neste caso, a compra costuma ser planejada”, disse. A compra por impulso costuma ser com produtos de menor valor. A tendência se confirma pela pesquisa, já que 47% pretendem gastar mais de R$ 500, 13% declararam que os gastos ficarão entre R$ 350 e 500 e só 5% disseram que querem desembolsar menos de R$ 100.

O levantamento também detalhou de que forma os consumidores pretendem fazer as compras. A maioria (42%) utilizará o 13º salário para adquirir produtos na Black Friday. Além disso, 35% comprarão alguns itens à vista e outros de forma parcelada; 28% informaram que devem parcelar as compras no cartão de crédito.

Antecipação

É de se imaginar que os consumidores anteciparão suas compras de final de ano, fato este confirmado pela pesquisa. Do total, 50% dos consumidores querem adiantar suas compras do Natal aproveitando os descontos da data. As categorias de moda e acessórios serão as mais procuradas, com 30% das respostas. Em seguida estão celulares (21%) e eletrodomésticos (20%).

Perfil dos consumidores

Outra pesquisa feita pela empresa de tecnologia Social Miner chegou a resultados interessantes sobre a Black Friday de 2018 no Brasil. Os principais canais de divulgação comercial para os consumidores são as redes sociais, com 38% das respostas e  comparadores de preço (32,9%), que, inclusive, são mais relevantes do que comerciais na televisão, com 25,2% das respostas. Alertas de preço, cadastramento em sites e e-mails de notificação de lojas foram outros canais importantes mencionados pelos consumidores.

Os eletrônicos são campeões na intenção de compra segundo a pesquisa, com preferência de 54,5% dos entrevistados. Em seguida estão o setor de informática (41,9%) e eletrodomésticos e moda empatados (40,9%). O segmento de telefonia também ganha destaque, com 34,6% dos respondentes com a preferência por esse tipo de produto.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »