07/11/2018 às 17h46min - Atualizada em 08/11/2018 às 12h06min

ABENUTRI participa de reunião com Anvisa sobre suplementação alimentar


O presidente da ABENUTRI (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais) e CEO da Black Skull, Marcelo Bella, esteve na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na última segunda feira (5/11), acompanhado do deputado eleito Alexandre Frota (PSL/SP), para participar de reunião com o presidente em exercício do órgão, Renato Porto. Também participou da agenda a gerente-geral de Alimentos da Anvisa, Thalita Antony. No encontro foram tratados de temas relacionados ao mercado de suplementos alimentares.
O presidente da ABENUTRI relatou, na reunião, sobre o histórico de denúncias infundadas que têm sido apresentadas por algumas empresas do setor, que prejudicam a concorrência leal no mercado nacional de Suplementos Alimentares. 
Renato Porto decidiu que entrará com pedido de posicionamento na área técnica da agência sobre os questionamentos de Bella sobre a fiscalização de suplementos e afirmou que o mercado de suplementos tende a crescer com a nova regulamentação da Anvisa, aprovada em julho deste ano. “Será muito importante para a população”. Segundo o diretor, a Anvisa estará atenta à qualidade dos produtos feitos no país ou importados”.
O presidente em exercício afirmou que não pode haver barreiras comerciais no setor de suplementação e que o aumento da concorrência, garantindo a qualidade dos produtos, é o interesse da Anvisa.
Marco Regulatório do Setor de Suplementação
 
Aprovado pela Anvisa em julho deste ano, o marco regulatório criou regras específicas para o setor de suplementos alimentares, nos quais estes produtos podem ser desenvolvidos adicionando em sua composição diferentes nutrientes, substâncias bioativas, enzimas e probióticos. A nova regulamentação contribui para o acesso dos consumidores a suplementos alimentares seguros e de qualidade e ajuda a reduzir a assimetria de informações existente nesse mercado, sobretudo para evitar a veiculação de alegações sem comprovação científica.
 
O marco regulatório permite um avanço no crescimento do mercado. Isso porque, antes, produtos que eram considerados medicamentos específicos são classificados como suplementos permitindo, um aumento no volume de produtos englobados o que aumentará o patamar de faturamento do setor. A ABENUTRI ainda participou desde o inicio das discussões com a Anvisa para a implementação da nova regulamentação.
 
Sobre a ABENUTRI: Fundada em 2000, a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (ABENUTRI) reúne as maiores corporações brasileiras voltadas para o segmento da suplementação nutricional, no uso fitness para a aquisição de massa muscular, força, perda de peso ou na busca de um estilo de vida saudável com uma alimentação equilibrada e balanceada. Entre seus objetivos, está a ampliação de oferta desses produtos, lutar por um mercado mais ético e promover treinamentos, palestras, seminários e congressos relacionados à nutrição e boa saúde. Todos os associados da ABENUTRI comercializam produtos registrados nos órgãos públicos competentes e atendem aos requisitos exigidos pela legislação.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »