17/05/2012 às 01h01min - Atualizada em 17/05/2012 às 01h01min

Declamação no Oswald destaca a poesia modernista

O evento acontece no dia 19 de maio, a partir das 16h, no Teatro do Oswald

Em Termos Comunicação

No ano em que completa 35 anos, o Colégio Oswald de Andrade, com três unidades em São

Paulo – no Alto da Lapa, Alto de Pinheiros e Vila Madalena – transformou um de seus mais tradicionais eventos em uma homenagem ao Modernismo. O Concurso de Declamação, que sempre mobiliza toda a comunidade oswaldiana, este ano terá como tema central a revolução estética desencadeada por Oswald e Mário de Andrade e dezenas de outros artistas. “Além dos 35 anos do Colégio, em 2012 a Semana Modernista, em que Oswald de Andrade teve papel muito importante, completa 90 anos. Por isso resolvemos restringir a escolha dos poemas a um período específico”, explica Sandra Cutar, coordenadora Cultural do Oswald. Haverá 35 participantes, entre alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, ex-alunos, funcionários e pais de alunos. “O Concurso de Declamação acontece anualmente e tem como objetivo estimular nos alunos a leitura e o gosto pela poesia e a literatura em geral”, ressalta Sandra. O evento acontece no dia 19 de maio, a partir das 16h, no Teatro do Oswald, que fica na Rua Cerro Corá, 2.375, Alto da Lapa, em São Paulo. Na foto à direita, o Concurso de Declamação 2011.


Para escolher o vencedor, os jurados analisam a expressão vocal (dicção, intensidade e impostação de voz), a expressão corporal (movimentação no palco e postura), a interpretação (adequação entre poema e resolução cênica) e a pronúncia, para declamação em língua estrangeira. Os professores de Teatro e Artes Visuais também estão envolvidos no processo de ensaio dos alunos, além dos responsáveis pelo ensino de Português e de Língua Estrangeira. Na foto à esquerda, o Concurso de Declamação 2011.


 


O Colégio Oswald
Em 2012, o Colégio Oswald de Andrade completa 35 anos. Com três unidades em São Paulo – no Alto de Pinheiros, Vila Madalena e Alto da Lapa – o Oswald tem Eduardo Roberto da Silva (Castor) como diretor pedagógico e André Meller à frente da comunicação. Acesse www.colegiooswald.com.br para mais detalhes sobre o Colégio e suas unidades.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »