13/09/2018 às 17h32min - Atualizada em 19/09/2018 às 11h55min

Marketplaces faturam bilhões por ano

O mercado de Marketplace cresce cada vez mais no Brasil. Em 2017, o modelo de negócios faturou cerca de R$ 73 bilhões, um aumento de 21,9% em relação a 2016, segundo o Ebit. O estudo foi realizado com base nos registros públicos de algumas plataformas, como Mercado Livre, Elo7 e Enjoei.

No ranking dos países que mais vendem na plataforma, o Brasil ocupa o 9º lugar, com 5 bilhões em negócios. Encabeçando esse ranking, a China tem um mercado 46 vezes maior que o Brasil; em 2º lugar, os Estados Unidos, seguido pelo Japão, em 3º lugar. Já dentre os maiores Marketplaces do mundo, se destacaram a Amazon, o Alibaba e o eBay.

Em fórum realizado em agosto, “Marketplace como Modelo de Negócios”, o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) destacou as vantagens e desvantagens do modelo de negócios. Dos pontos positivos, são evidenciados o sortimento de produtos, margem de lucro, facilidade de expansão, a não necessidade de um estoque em alguns casos e até a possibilidade de frete grátis. Como exemplo de sortimento, foi citada a Magazine Luiza, com mais de 1 milhão de produtos disponíveis para o consumidor.

Já os pontos negativos ficam por conta das taxas cobradas e a disputa acirrada entre os tantos sellers dentro de um Marketplace. Além disso, pode-se considerar a dependência da plataforma – nesse caso, se o site sair do ar o seller acaba perdendo o espaço também, e a visibilidade da marca – já que disputa share com outros nomes e produtos.


Sobre o IBEVAR
O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR conta com o apoio de conteúdo do PROVAR/FIA, que auxiliam na construção de conhecimento dos associados. www.ibevar.org.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »