23/12/2013 às 19h47min - Atualizada em 23/12/2013 às 19h47min

Brasil Lança Seu Primeiro Robô de Telepresença Batizado de R1T1

Ele foi projetado para ajudar as pessoas a se conectarem em todo o mundo através do uso de vídeo conferência. A principal diferença é que este sistema de teleconferência sai da sala e vai encontrá-lo.

de - Maringá, PR
http://www.dino.com.br/releases/brasil-lanca-seu-primeiro-robo-de-telepresenca-batizado-de-r1t1-dino

O próximo grande mercado são os robôs de telepresença. Desenvolvido pelo grupo de empresas DMSCompany o robô de telepresença R1T1, pode ser a primeira solução robótica viável para a comunicações pessoais, "cara-a-cara", para as inúmeras funções que necessitem de uma interação remota.

Ele foi projetado para ajudar as pessoas a se conectarem em todo o mundo através do uso de vídeo conferência. A principal diferença é que este sistema de telepresença sai da sala e vai encontrá-lo.

Negócios crescem e se tornam mais globalizados a cada dia. Gerentes e funcionários com bases ao redor do mundo gostariam de ter uma presença virtual em um local, mas as salas de conferencia são muitas vezes mais como smartphones presos a parede, sendo que não se têm um sentimento de presença pessoal e naturalismo. Em 02/12/2013 o ProjectRobot, start up de tecnologia, revelou seu projeto inovador batizado de R1T1, o primeiro robô de telepresença brasileiro e um dos primeiros do mundo a entrarem em produção; Um robô de telepresença que combina navegação amigavel e uma tela e camera de alta definições para uma telepresença mais natural.

De acordo com um estudo da UCLA, sete por cento da comunicação é verbal e 93 por cento é não verbal. Além desse simples fato, muitas pessoas se sentem muito mais confortáveis em trabalhar com outras pessoas pessoalmente enquanto que uma surpreendente quantidade de trabalho é conseguido através de uma conversa aparentemente casual. Um bate-papo, deixando uma reunião pode fechar um acordo e uma observação casual em um passeio pela fábrica pode solucionar um problema aparentemente insolúvel. O robô de telepresença R1T1 é destinado a fornecer algo como isso.

A idéia é ir além da mesa e teleconferências e permitir uma presença mais pessoal e interação mais natural. De acordo com o ProjectRobot, não só pode o R1T1 ser usado para reuniões, mas também palestras, visitas a fábricas, gestão off-site, "visitas" de pessoas em escritórios remotos e colaboração em equipe. Mais importante, ele tem como objetivo permitir que os usuários tenham uma interação confortável com as pessoas no local remoto de forma a manter as conversações informais onde as idéias são trocadas. Para isto o robô conta um sistema de detecção de faces, que focaliza automaticamente a pessoa foco da interação, tornando sua interação inda mais agradável.

Uma vez que robôs como este se tornem populares, suas utilizações são inúmeras. Pode-se colocá-los em casas e você poderia receber visitas virtuais a partir de médicos e enfermeiros, ou participar de festas de famíliares distantes.

O robô pode se mover a uma velocidade de caminhada normal, evitando obstáculos e não apenas os fixos, mas aqueles como uma pessoa pulando no caminho em movimento, por exemplo.

Acreditamos que R1T1 tem o potencial de agregar valor e permitir a diferenciação em uma ampla variedade de mercados, incluindo varejo, segurança, produção, saúde, educação, transporte de material, logística e consumidor.

Será que um robô como o R1T1 tornará a vida um pouco mais fácil para todos? Deixe-nos saber, escreva para nós.


http://www.youtube.com/embed/tH12iPObbkA
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »