01/07/2024 às 16h41min - Atualizada em 02/07/2024 às 00h06min

Leque de produtos: qual o momento ideal para ampliar a sua startup?

*Por Rafael Kenji Hamada, CEO da FHE Ventures

NB PRESS
Rafael Kenji

As startups são agentes de inovação capazes de transformar soluções com seus produtos e serviços. No entanto, o momento certo para expandir o leque de produtos requer avaliação do mercado, dos indicadores internos e do feedback do cliente. Ao seguir uma abordagem estratégica e criteriosa, as empresas inovadoras podem maximizar as chances de sucesso ao diversificar suas ofertas. 

Veja abaixo quais são os principais pontos necessários para empreendedores que desejam diversificar sua linha de produtos. 

1. Demanda de mercado 

O foco de qualquer negócio realmente comprometido com o usuário deve ser resolver as dores do seu cliente. As startups, como empresas inovadoras com capacidade de testar e validar rapidamente seus produtos, precisam entender as dores do seu público para, depois, criar uma solução. A metodologia PDCA (Plan-Do-Check-Act) é uma ferramenta valiosa de aprimoramento com base no feedback do usuário. Pesquisas de mercado e análises comparativas com concorrentes são fundamentais para validar a demanda e a inovação daquilo que oferecem. O ideal é que a startup lance a versão final de seu produto apenas após pesquisas de mercado e testes com clientes. 

2. Identificação da procura 

As startups devem aumentar sua gama de produtos apenas quando o serviço principal apresentar uma escala de vendas suficiente para direcionar o seu foco. Indicadores como volume e valor das vendas, NPS (Net Promoter Score) pós-compra para produtos, e conversão, Churn Rate e LTV (Lifetime Value) para serviços, oferecem insights cruciais sobre a aceitação do mercado. Métricas como ARR (Annual Recurring Revenue), MRR (Monthly Recurring Revenue), MAU (Monthly Active Users) e CAC (Customer Acquisition Cost) também podem ser usadas para avaliar o desempenho da empresa. 

3. Feedback do cliente 

A opinião do usuário é a informação mais valiosa que uma empresa pode ter, por ser uma fonte de insights que pode ser usada para orientar a tomada de decisões e direcionar os ajustes necessários nos produtos ou serviços oferecidos. Ferramentas como a Matriz SWOT e o Business Model Canvas auxiliam na análise estratégica com base no feedback do cliente. 

4. Análise do cenário competitivo 

Até certo nível de competição, a existência de concorrentes é muito válida, tanto para analisar o comportamento de consumo do cliente, como para validar o produto da empresa. Diante disso, examinar o cenário competitivo é indispensável para entender as lacunas no mercado e identificar oportunidades de diferenciação. A concorrência fornece valiosos pontos de referência para aprimorar os produtos existentes e desenvolver estratégias de posicionamento eficazes. 

5. Expansão 

O aumento da gama de produtos deve ser cuidadosamente cronometrado, considerando o domínio do mercado, o estágio de amadurecimento da empresa e as tendências do setor. Ou seja, a expansão do portfólio deve acontecer apenas quando o mercado já estiver dominado. Sem isso, a ampliação da oferta pode desviar o foco da empresa e atrapalhar seu crescimento. É essencial garantir que a expansão seja uma resposta direta à demanda do mercado, e não uma iniciativa precipitada. 

 

*Rafael Kenji Hamada é CEO da FHE Ventures, uma venture builder focada em desenvolver startups voltadas a tecnologias de saúde e educação. E-mail – [email protected]  

 

Sobre a FHE Ventures

A FHE Ventures é uma venture builder que investe em startups de saúde e educação. Para mais informações, acesse: https://fheventures.com.br/ ou @fheventures. 

 

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DEBORAH EVELYN SOSA FECINI
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