26/06/2024 às 14h23min - Atualizada em 26/06/2024 às 18h04min

Empreendedorismo social: ‘Nós, o mundo’, do Instituto Adus, está com as inscrições abertas para o segundo semestre

Com cursos de francês, inglês e espanhol, o projeto tem desbravado barreiras linguísticas e culturais, capacitando milhares de pessoas e colaborando com a integração de refugiados na sociedade

CAROLINE PELLEGRINO
Divulgação

O Instituto Adus anuncia que as inscrições para o segundo semestre na escola de idiomas ‘Nós, o mundo’ estão abertas até o dia 31 de julho. Com aulas presenciais na Unibes Cultural, em São Paulo, além do formato online, os cursos de francês, inglês e espanhol começam a partir de 10 de agosto. Com professores refugiados, que oferecem não apenas o conhecimento nesses idiomas, como também uma rica troca cultural, a ‘Nós, o Mundo’ é um empreendedorismo social que visa capacitar refugiados para serem professores, com o objetivo de promover integração dessas pessoas na sociedade brasileira. 

Por meio da geração de empregabilidade e estabelecimento de novas redes de contatos, a ‘Nós, o Mundo’ oferece um ambiente de aprendizado acolhedor e inclusivo. Com uma equipe de 50 profissionais de diferentes nacionalidades, como Síria, Camarões, Venezuela, Ghana, Cuba, entre outros, os educadores não apenas ensinam idiomas, mas também compartilham histórias, experiências e conexões humanas. 

Desde sua criação em 2015, a ‘Nós, o mundo’ já formou cerca de 9.000 alunos, além da capacitação de mais de 180 professores. O projeto disponibiliza certificados de conclusão e colabora efetivamente com a causa do refúgio, principal foco do Instituto Adus. “Tenho aulas não apenas de inglês, mas de direitos humanos, relações internacionais, cultura, integração e solidariedade. A ‘Nós, o Mundo’ é a prova de que a troca de experiências entre diferentes culturas é a melhor forma para se alcançar uma sociedade mais compreensiva e conciliadora, além de aprender um novo idioma." diz Israel Lippe, aluno do curso de inglês. 

“A ‘Nós, o Mundo’ não apenas facilita a inclusão de refugiados na sociedade, mas também oferece um espaço seguro para que professores e alunos possam compartilhar suas culturas, idiomas e experiências. Hoje, este é o principal projeto do Adus e tem sido a partir dele que estamos conseguindo promover o multiculturalismo, enriquecendo a sociedade brasileira com novas perspectivas e conhecimentos”, diz Cleita Fernandes, diretora executiva do Instituto Adus. 

Os alunos que participam dos cursos têm a oportunidade única de aprender diretamente com nativos, o que pode ser uma experiência de aprendizado muito mais rica e autêntica. Além disso, a ‘Nós, o Mundo’ oferece cursos in company, com aulas em grupo, no formato e dias escolhidos pela empresa. Companhias como QuidelOrto, Lider Inspeções, BNP Paribas, Colégio Miguel Cervantes, Ideia 2001, RX Brasil são alguns dos parceiros.  

A companhia que opta por inserir o projeto na corporação contribui para a redução de estigmas e preconceitos, construindo pontes de empatia e compreensão, engajando ainda mais pessoas na causa do refúgio.  

Serviço: 

Encerramento das inscrições: 31 de julho 

Formato: online e presencial 

AULAS ONLINE 

Opções de Turmas para todos os idiomas e níveis/ módulos: 

  • Segundas e quartas das 19h às 20h30 e 07h30 às 09h 

  • Terças e quintas das 19h às 20h30 e 07h30 às 09h 

  • Sábados das 09h às 12h30 e 14h às 17h30 

AULAS PRESENCIAIS 

Local: UNIBES CULTURAL - R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré, São Paulo  

  • Quartas e sextas das 19h às 20h30 – inglês Bas.1 e espanhol A1 

  • Sábado das 10h às 13h – inglês Bas.1 e espanhol A1 

Valor: a partir de R$ 279,00 – confira mais detalhes no site  

Site para inscrições e mais informações: www.nosomundo.org.br   

Sobre o Instituto Adus  

Fundado em 2010, o Instituto de Reintegração do Refugiado (Adus) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que atua junto a refugiados e estrangeiros vítimas de migrações forçadas na cidade de São Paulo, a fim de reduzir os obstáculos que enfrentam para sua efetiva reintegração na sociedade. Para colocar em prática sua missão, o Adus oferece aulas de português, cursos de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, por meio do atendimento a cerca de 700 pessoas por mês. Os refugiados atendidos são provenientes de mais de 70 nacionalidades, sobretudo da Venezuela, Síria, Congo, Palestina, Angola e Colômbia.   


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Caroline Pellegrino de Oliveira
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp