13/03/2018 às 18h39min - Atualizada em 13/03/2018 às 22h49min

Organizar as tarefas é segredo para não perder produtividade

Em um ano com tantos feriados e grandes eventos, como Copa do Mundo e as Eleições, é muito fácil perder o timing de tarefas importantes no trabalho se o profissional não for bem organizada. “Isso por que, em muitos casos a tarefa depende de terceiros que, podem emendar o feriado ou não trabalhar durante um jogo da Seleção Brasileira, por exemplo. E se você não cumprir ou, até mesmo, antecipar prazos, pode ficar à mercê do fornecedor ou parceiro”, explica a consultora em organização Kalinka Carvalho.  
Por isso, é importante pensar no ano como um todo, utilizando ferramentas como planner, que possui uma visão geral do mês e da semana; a tradicional agenda e o bullet journal - um método de organização muito eficiente. Assim, é possível prever todas as datas importantes e eventos que possam impactar de alguma forma o trabalho para antecipar tarefas, se necessário para não perder prazos. “Organizar é colocar em ordem de maneira funcional para que você seja produtivo. Produtividade é a capacidade de produzir mais em menos tempo”, enfatiza.
Não importa qual ferramenta você se adapta melhor, se vai usar uma agenda tradicional ou uma ferramenta digital, por exemplo, o importante é você ter um método que te ajude a lembrar dos seus compromissos e prazos. Em seu canal no Youtube, a consultora explica mais sobre os diferentes métodos de organização. Confira no link: www.youtube.com/watch?v=zk51rhcMajE
Além de organizar as tarefas e estabelecer os prazos com base na agenda de feriados e eventos, para te ajudar a ter melhor efetividade no trabalho, a especialista lista mais 7 dicas essenciais:
- Evite marcar reuniões na segunda-feira. Use esse dia para planejar sua semana;
- Não marque reuniões em véspera de feriados. As pessoas costumam estar um pouco distraídas nesses dias;
- Antecipe, quando possível, prazos para que os feriados não atrapalhem suas entregas;
- Se seu segmento está ligado à viagens e entretenimento, aproveite essas datas para oferecer novas ofertas e serviços;
- Use e abuse das datas comemorativas para atrair os clientes;
- Identifique e utilize o horário do dia em que você é mais produtivo para resolver coisas mais complexas e, naquele horário em que está mais cansado, faça tarefas corriqueiras;
- Cuidado com distrações (ligações particulares, Whatsapp, redes sociais e amigos do trabalho) e foque no seu trabalho. 
*Kalinka Carvalho é consultora, palestrante e produtora de conteúdo em Organização. É formada em Publicidade e Propaganda e tem MBA em Marketing. A especialista está disponível para entrevistas sobre temas relacionados à organização pessoal, residencial e produtividade.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »