24/06/2024 às 17h27min - Atualizada em 24/06/2024 às 18h07min

Professora Amélia Hadad de Lima é a homenageada da 15ª Feira do Livro de São Joaquim da Barra

Verbo Nostro
https://www.instagram.com/verbonostro/
divulgação
Começa na próxima quarta-feira, 26 de junho, a 15ª edição da Feira do Livro de São Joaquim da Barra (73 km de Ribeirão Preto), evento que integra a agenda de festas literárias regionais realizadas pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.  Durante quatro dias, até sábado (29 de junho),a Feira, realizada  em parceria com a Prefeitura Municipal, oferece uma programação diversificada com 33 atividades. Com acesso gratuito, as atividades são voltadas tanto para o público infantil quanto para o adulto.

Nesta edição, a homenageada é a professora joaquinense Amélia Chead Hadad de Lima, que dedicou 25 anos ao magistério na Escola Estadual Professora Genoveva Pinheiro Vieira de Vitta e na Escola Técnica Estadual Pedro Badran. Sua contribuição foi fundamental para a formação de várias gerações de crianças e adolescentes na cidade. Filha de imigrantes libaneses, Amélia - mãe de quatro filhos e avó de sete netos -, formou-se em História Natural - Biologia e Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP-SP), mas preferiu construir sua carreira profissional em São Joaquim da Barra. 

“Reverenciar os educadores é fundamental. É uma honra destacar a  professora Amélia Hadad de Lima, junto com os artistas, escritores e palestrantes que estão conosco nesta edição da Feira do Livro, enriquecendo nosso evento. Buscamos sempre oferecer alternativas plurais à população por meio de uma programação cuidadosa, produzida em parceria com a Fundação do Livro e Leitura”, comenta Cristiani Matheus Alves Vogt, coordenadora da equipe pedagógica da Prefeitura de São Joaquim da Barra, ex-aluna da professora homenageada.
  
Para a abertura desta 15ª edição, a Feira do Livro recebe o quarteto Demônios da Garoa, um dos mais clássicos e tradicionais grupos de samba do Brasil, com oito décadas de trabalho e presença na cena musical nacional. Atualmente, formado por Sérgio Rosa (afoxê, vocais), Ricardinho Rosa (pandeiro, vocais), Dedé Paraízo (violão 7 cordas, vocais) e Everson Pessoa (violão 6 cordas, violão tenor, vocais), o grupo se apresenta às 20h, no palco principal da festa (Parque de Exposições Tancredo Neves - rua Pará, s/nº), logo após a cerimônia oficial de abertura, que reúne autoridades, imprensa e convidados.
  
Também estão na programação, shows com a cantora Ana Cañas e o grupo 14Bis. Uma das mais celebradas artistas de sua geração, Ana leva para a Feira do Livro de São Joaquim da Barra o show em que retoma canções autorais mescladas a grandes sucessos de sua carreira e composições do compositor Belchior, que integraram sua turnê anterior. A cantora é ganhadora de diversos prêmios nacionais, além de indicação ao Grammy Latino e canções inseridas em trilhas sonoras de novelas e séries televisivas.

“Acústico ao Vivo” é o show da banda 14Bis, que encerra a feira, no sábado (29). O novo trabalho do grupo mineiro faz um passeio pelas origens da banda, há 39 anos na estrada. O roteiro poético abre espaço para canções novas sem deixar de lado os grandes sucessos do grupo. Nesse formato, o foco é o diferenciado vocal do grupo, acompanhado por violões, violas e gaita. A programação musical da feira tem ainda apresentações do grupo Amigos da Viola e do Coral Canto da Alma (confira agenda completa ao final do texto).

Conversas e histórias
  

 O jogador de vôlei, Sérgio Luiz Seixas Francia Nogueira, conhecido como Serginho do Vôlei, que fez carreira na equipe Sada Cruzeiro, de Belo Horizonte, apresenta uma palestra motivacional na no dia 27 de junho (quinta-feira), às 19h30, no Palco Principal. Reconhecido inúmeras vezes como melhor jogador e melhor líbero em diversas competições nacionais e internacionais, o atleta compartilha com o público suas vivências e experiências de superação pessoal e profissional.

A programação traz ainda o psicólogo e professor Rossandro Klinjey para uma palestra literária no dia 28 (sexta-feira), às 19h30, também no Palco Principal. Professor convidado no curso de Felicidade da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Klinjey é consultor em Educação e Desenvolvimento Humano e fundador do Instituto RK e da Educa, empresa de educação socioemocional. 

O público infantil também ganha uma agenda recheada, com sete sessões de Contação de Histórias com o G.U.T.E. (Grupo Urutau de Teatro Experimental); cinco espetáculos circenses, com a Cia Singular, Fer Soto e De Lucca Circus Show, dois encontros do projeto Descobrindo Palavras, com o Grupo Gorki, e dois encontros do projeto Combinando Palavras, com o escritor ensaísta e teatrólogo Alexandre Azevedo, ambos destinados especialmente a estudantes do Ensino Fundamental. Completando a programação do evento, o escritor Fernando dos Reis lança o livro “Pela janela do tempo II”, (29/06, sábado, 17h, Espaço Usina do Saber) e o G.U.T.E. realiza a oficina Papeliê (29/06, sábado, 14h, Espaço Infantil). Também no sábado, último dia da feira, os visitantes serão convidados a participar do cortejo Festa de Rei, resgatando tradições folclóricas e culturais brasileiras.

Para Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, a realização de feiras literárias na região é mais do que propiciar novos eventos literários pelo interior paulista, é um compromisso com a educação, cultura e desenvolvimento destas comunidades. “Através dessa iniciativa, promovemos o acesso ao conhecimento e à literatura, inspirando crianças, jovens e adultos a descobrirem novos mundos através das páginas dos livros. A parceria entre o poder público e o setor privado é essencial para viabilizar esse projeto, garantindo que ele alcance o máximo de pessoas possível e contribua significativamente para o enriquecimento cultural. Juntos, fortalecemos o vínculo entre leitura e cidadania, investindo no futuro e na formação de uma sociedade mais consciente e participativa”, destaca.

Toda a programação da 15ª Feira do Livro de São Joaquim da Barra será realizada em três espaços: Palco Principal, Espaço Usina do Saber e Espaço Infantil, ambos instalados no Parque de Exposições Tancredo Neves (Rua Pará, s/nº). 


SERVIÇO - Programação
15ª Feira do Livro de São Joaquim da Barra

Dia 26/06 (quarta-feira)
19h: Abertura oficial | Palco Principal
20h: Show com Demônios da Garoa | Palco Principal

Dia 27/06 (quinta-feira)
8h e 9h30: Contação de História “A Árvore Generosa”, com Família Uirá Mirim | Espaço Infantil
8h e 13h: Descobrindo Palavras: Literito e Contarina contam Maurícui de Sousa, com Grupo Gorki | Palco Principal
9h30 e 14h30: Combinando Palavras, com Alexandre Azevedo | Palco Principal
13h: Espetáculo circentes “Gerinfonsa, o mini circo ambulante”, com Cia singular | Espaço Usina do Saber
19h30: Palestra com Serginho do vôlei | Palco Principal
20h45: Show musical com Amigos da Viola | Palco Principal

Dia 28/06 (sexta-feira)
8h e 9h15: Contação de História “Inventórias de Bernardo”, com Grupo Cundê | Espaço Infantil
8h, 13h e 14h30: Contação de História “G.U.T.E. em Aventuras de Maurício”, com G.U.T.E. | Palco Principal
10h e 15h30: Espetáculo circense “Pirombeta, Contos de Esperteza”, com Fer Soto | Espaço Usina do Saber
13h e 14h30: Espetáculo circense com De Lucca Circus Show | Espaço Infantil
19h30: Palestra literária com Rossandro Klinjey | Palco Principal
20h45: Show musical com Ana Cañas | Palco Principal

Dia 29/06 (sábado)
9h: Apresentação de escolas locais | Palco Principal
14h: Oficina Papeliê, com G.U.T.E. | Espaço Infantil
16h: Cortejo Festa de Rei | Palco Principal
17h: Coral Canto da Alma | Espaço Usina do Saber
17h: Lançamento do livro “Pela Janela do Tempo II”, de Fernando dos Reis | Espaço Usina do Saber
20h30: Show musical com 14Bis | Palco Principal

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp