24/06/2024 às 14h19min - Atualizada em 24/06/2024 às 18h04min

Guia para escolher o piso perfeito para sua casa: estilos, durabilidade e tendências

Especialista da Sodimac compartilha 5 dicas essenciais para acertar na escolha do seu piso novo

VCRP - Agência de Comunicação
Medhat Ayad/Pexels

A busca por opções de acabamentos, como pisos, porcelanatos e revestimentos para residências aumentou significativamente nos últimos anos. Impulsionada pelo crescimento do volume de reformas residenciais e pelas mudanças de comportamento do consumidor durante a pandemia, o setor de casa e decoração cresceu 300% entre 2019 e 2021, de acordo com  uma pesquisa realizada pelo Nuvemshop, plataforma de e-commerce. 

 

Contudo, ao buscar por opções de acabamentos para suas casas, muitos se deparam com uma variedade de opções no mercado, o que pode gerar dúvidas sobre qual a melhor opção para suas necessidades. Pensando nisso, Octavio Pozenato, gerente geral de produtos da Sodimac, líder no setor de materiais para construção, reforma e decoração na América Latina, compartilhou cinco dicas úteis para não passar mais dor de cabeça na hora de escolher um bom piso durante sua reforma. 

 

Confira:
 

  1. Pense no ambiente
 

Para corredores e salas de estar, é recomendável optar por materiais resistentes, como cerâmica, porcelanato ou piso vinílico, uma vez que muitas pessoas transitarão por esses espaços ao longo do dia.

 

Nos quartos e escritórios os pisos laminados de madeira são excelentes escolhas, pois proporcionam uma sensação térmica acolhedora. Já em ambientes sujeitos à umidade e respingos de água, como banheiros, cozinhas e lavanderias, é aconselhável usar produtos como pisos, porcelanatos e revestimentos. 

 

“Se você estiver escolhendo um piso para áreas externas da sua casa, como a varanda ou o quintal, é importante considerar a exposição ao sol, chuva e umidade. Materiais como cerâmica, porcelanato ou pedra natural são os mais aconselhados para áreas externas, pois são resistentes às condições climáticas e oferecem durabilidade a longo prazo”, explica. 
 

  1. Analise o estilo de decoração
 

Em ambientes minimalistas, os pisos e porcelanato cimentício acetinado/mate são populares, já que proporcionam uma estética mais contemporânea. “Tons neutros como cinza e branco são ideais para criar um aspecto minimalista, enquanto o concreto adiciona um toque de industrialismo ao espaço”, comenta. 

 

Para um estilo mais clássico, os pisos e porcelanatos amadeirados são uma ótima escolha, combinando bem com diferentes móveis e acessórios, desde peças vintage até itens mais modernos. Já para quem busca um estilo mais rústico, os pisos de cerâmica ou pedras naturais, como ardósia, travertino e arenito, são opções interessantes. 

 
  1. Esteja atento às tendências
 

Recentemente, os pisos vinílicos têm se destacado pela sua praticidade e agilidade na instalação. Disponíveis em uma variedade de padrões e texturas, que vão desde imitações de madeira até designs de pedra. Além disso, sua durabilidade, resistência à água e facilidade de instalação, com a entrada no mercado do sistema click para os vinílicos, estão ficando cada vez mais populares tanto em residências quanto em espaços comerciais.

Os pisos laminados, com acabamentos que simulam madeira, também estão em alta. Com avanços na tecnologia de impressão, esses pisos reproduzem com precisão a aparência e a textura da madeira natural a um custo mais acessível. Além de serem fáceis de limpar, eles oferecem boa resistência a arranhões e manchas, sendo ideais para áreas secas da residência, como salas de estar, corredores e quartos.

Octavio também explica que, com a crescente preocupação ambiental, pisos sustentáveis estão ganhando espaço. “Materiais como bambu, cortiça são ótimas opções para quem busca alternativas mais sustentáveis. Além disso, há uma tendência em alta de reutilizar materiais, como madeira de demolição, para criar pisos cheios de personalidade”.

 
  1. Considere a durabilidade
 

Cerâmica e porcelanato possuem boa durabilidade e resistência a manchas, riscos e umidade, sendo ideais para áreas de grande circulação. Eles também são muito fáceis de limpar, por isso, são uma escolha prática para quem busca mais facilidade na hora de limpar a casa.

 

Os pisos de madeira maciça podem durar décadas com os devidos cuidados e manutenção, como a aplicação regular de selantes e polimentos. São recomendados para áreas de estar e quartos, mas devem ser evitados em locais úmidos, como banheiros e cozinhas, para prevenir danos causados pela água.

 

Já o piso vinílico, além de acessível, é resistente a arranhões, manchas e umidade. Ele também oferece diferentes opções de designs, atendendo a todos os gostos. As pedras naturais como granito, mármore e ardósia também são ótimas opções para quem procura durabilidade.

 
  1. Considere seus animais de estimação na decisão 
 

Na hora de decidir o tipo de piso para um apartamento onde vivem animais de estimação, a durabilidade do material e o bem-estar do pet são pontos-chave a considerar.

 

Porcelanatos, pisos acetinados e pisos vinílicos, são os mais indicados, devido à sua resistência e boa facilidade de limpeza. Embora os pisos laminados e os porcelanatos polidos também sejam boas opções, é importante considerar que podem apresentar menor aderência às patas dos pets e exigir maiores cuidados na manutenção e limpeza.

 

“A facilidade de limpeza e a resistência a manchas também são considerações importantes, dada a constante exposição do piso a urina e dejetos”, ressaltou. 

 

Como escolher o piso ideal?

 

Na hora de decidir sobre o piso para sua casa, buscar a orientação de profissionais como designers de interiores e arquitetos é fundamental. Eles consideram as características específicas do seu espaço, suas necessidades e preferências.

 

“Além disso, é essencial calcular o custo total do piso, incluindo instalação e manutenção ao longo do tempo. Definir um orçamento realista e explorar opções que se encaixem dentro desse cenário financeiro é crucial”, finaliza Octavio.  

 

Sobre a Sodimac

A Sodimac é a varejista líder do setor de materiais para construção, reforma e decoração na América Latina. Opera 260 lojas instaladas em sete países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai. No Brasil, a companhia conta com 54 lojas no Estado de São Paulo, com as bandeiras Sodimac Homecenter e Sodimac Dicico, além dos canais de vendas App Sodimac, site www.sodimac.com.br e WhatsApp (11) 3003-9188. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ELAINE ALVES BORGES DA SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp