21/06/2024 às 14h50min - Atualizada em 23/06/2024 às 02h07min

Fundador do Gate, Coronel Wanderley Mascarenhas destaca a importância do grupo especial para segurança do Estado de São Paulo

Com 26 anos de operação, o GATE é responsável por ações memoráveis para a segurança da sociedade paulistana

GUSTAVO LANFRANCHI
Registro do Prodecast com o Coronel Wanderley Mascarenhas - Créditos Prodetech

Fundado em 1988, o Grupo de Ações Técnicas Especiais (GATE), é um agrupamento policial de elite, criado e desenvolvido pelo então Tenente Wanderley Mascarenhas. Durante os 26 anos de operação, o batalhão lidou com diferentes situações, sendo acionado em casos especiais para segurança de oficiais, sequestro de reféns e desarmamento de bombas. 

 

Em entrevista ao Prodecast que foi ao ar nesta quinta-feira, 20 de junho, o agora Coronel Wanderley Mascarenhas destacou a importância do GATE para segurança da população: 

 

“O GATE surge em um cenário de necessidade da criação de um grupo especial para combate às ocorrências mais complexas dos criminosos. Por isso, antes de o policial atuar, ele tem que ser treinado e preparado para realizar sua função e fazer parte de nossas tropas. Quando atuamos, seguimos sempre os princípios de preservar a vida, aplicar a lei e restabelecer a ordem, agindo para evitar letalidades”. 

 

Os oficiais, antes de serem admitidos na corporação, passam por anos de treinamento, muitas vezes específico para a atuação que irão realizar nas operações. Por exemplo, o negociador realiza cursos de arte cênica para saber representar e atuar, adaptando-se à situação de cara ocorrência. 

 

“O negociador lida com a pressão do momento e precisa saber interpretar a linguagem verbal e não-verbal do criminoso. Durante as negociações, o bandido pode mentir para tentar conseguir vantagem sobre a polícia, entretanto, o corpo indica sinais importantes para a neutralização das ameaças. Este é um assunto muito delicado, por isso precisamos de muito preparo com a realização de cursos especializados de preparação da equipe”, explicou o Coronel da PM, Wanderley Mascarenhas. 

 

Durante a gravação do Prodecast, o Coronel contou mais detalhes sobre a criação do GATE e a constante busca por atualização das polícias do Estado de São Paulo, referência no Brasil todo. Apresentado pelo Doutor Clóvis Ferreira de Araújo, ex-Delegado de Polícia de São Paulo e atualmente advogado, o episódio seis do programa está disponível no canal oficial da Prodetech no Youtube.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GUSTAVO LANFRANCHI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp