20/06/2024 às 17h34min - Atualizada em 20/06/2024 às 22h04min

“Bonecos em ação” realiza oficinas de teatro sobre a preservação do meio ambiente em Petrópolis/RJ

Com temas como sustentabilidade, oficinas acontecem em Escola Paroquial São Pio X, entre os dias 24 de junho até 30 de setembro, para aproximar crianças da arte

ISABELLE MANCINI
Grupo Komedi

O projeto de oficinas de teatro de fantoches “Bonecos em Ação” chega a Petrópolis/RJ entre os dias 24 de junho até 30 de setembro. As crianças da Escola Paroquial São Pio X vão receber oficinas, com o objetivo de trabalhar técnicas de trabalho em grupo e aproximar os alunos da arte e da sustentabilidade, com bonecos confeccionados com materiais recicláveis.

Na abertura do ‘Bonecos em Ação’, no dia 24 de junho, será realizada uma palestra com o objetivo de introduzir a escola ao projeto. 

As oficinas do “Bonecos em Ação” contam com aulas de técnicas de roteirização, manipulação e confecção de bonecos, cenários e adereços com materiais recicláveis. Ao final das oficinas, os alunos irão apresentar para a comunidade o que aprenderam e ensaiaram durante as aulas, focando nos temas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. 

Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, levantamento realizado em 2022 pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), apenas 4% dos resíduos sólidos são reciclados no Brasil. Por isso, o “Bonecos em Ação” busca trazer às crianças a conscientização da importância da reciclagem na realização de projetos artísticos.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Bonecos em Ação” tem a produção da Sancell Produções, apoio da SSP Produções e Incentivar Produções, e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:

“Bonecos em Ação” em Petrópolis/RJ
Datas, horários e locais:

24 de junho até 30 de setembro

Instituição: Escola Paroquial São Pio X 

Endereço: R. Luís Imbroisi, 107 - Caxambu.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ISABELLE CRISTINA CAMPOS MANCINI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp