20/06/2024 às 18h44min - Atualizada em 20/06/2024 às 22h03min

Anatel e Aneel confirmam presença em Workshop de Compartilhamento de Postes no Netcom 2024

José Borges da Silva Neto, superintendente de competição da Anatel, estará com o diretor-geral da Aneel Sandoval Feitosa e outros especialistas em debate que será realizado no dia 7 de agosto, no Expo Center Norte (São Paulo)

DENISE MARSON | ASSESSORIA DE IMPRENSA DO NETCOM 2024
Izilda França/Divulgação

São Paulo, 20 de junho de 2024 - O superintendente de competição da Anatel, José Borges da Silva Neto, é o mais novo palestrante confirmado no 3° Workshop RTI Compartilhamento de Postes, a ser realizado em 7 de agosto no Expo Center Norte em São Paulo (SP). Ele se juntará ao diretor-geral da Aneel Sandoval Feitosa e outros especialistas convidados para debater “Os Avanços e Oportunidades no Compartilhamento no Brasil”

Um dos tópicos a serem abordados no encontro será o regulamento conjunto sobre compartilhamento de postes entre distribuidoras de energia elétrica e prestadoras de serviços de telecomunicações, que foi aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e atualmente está em fase de análise pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A expectativa é de que a votação seja retomada em breve após recente pedido de vistas.

Por meio desta resolução, que segue as diretrizes da Política Nacional de Compartilhamento de Postes (“Poste Legal”, instituída pela Portaria Interministerial nº 10.563), o governo federal definirá a metodologia e as regras para determinação de valores a serem pagos pelo uso da infraestrutura da rede aérea, além da atribuição de responsabilidades pela ocupação, fiscalização e manutenção dos postes. 

Outros convidados a debater o tema serão o engenheiro e advogado Sidney Simonaggio, sócio-proprietário da Simonaggio Soluções Empresariais e head da área de energia do escritório Carpena Advogados Associados; a advogada Katia Pedroso, sócia e diretora da TELCOnsultoria; e o economista Luiz Henrique Barbosa, presidente da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp). A mediação ficará a cargo do engenheiro Helcio Binelli, sócio-diretor da PGB Security e diretor-administrativo da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (Abeprest).

“Acredito que este debate despertará grande interesse por ser técnico e orientativo, uma vez que os temas a serem discutidos demandam providências urgentes para a implantação e o ordenamento das redes”, avalia o engenheiro especialista em infraestrutura de telecomunicações Marcius Vitale, CEO da Vitale Consultoria e presidente da Associação dos Diplomados do Inatel (Adinatel), que coordenará o 3º Workshop RTI Compartilhamento de Postes

No painel, serão tratados pontos relevantes para o ordenamento da infraestrutura aérea de telecomunicações, como a criação da figura do “posteiro” – terceiro que fará a gestão do espaço destinado aos cabos, o censo das redes, a fiscalização e o compartilhamento. Segundo estimativa da Anatel, o Brasil tem cerca de 47 milhões de postes. Destes, aproximadamente 10 milhões estariam em situação irregular – situação verificada em 25% dos 5.570 municípios brasileiros.

Nova NBR 15.214

O painel de abertura do workshop vai tratar da “Nova NBR 15.214 - Rede de distribuição de energia elétrica - Compartilhamento de infraestrutura com redes de telecomunicações”. Fruto de um trabalho conjunto de operadoras, consultores e empresas do setor elétrico, a atualização foi elaborada ao longo de 35 reuniões durante os últimos três anos e deve ser publicada nos próximos dias. 

“Quando a norma foi criada, havia poucos ocupantes (ISPs) instalando cabos nos postes. Ela precisou ser readequada para atender à nova demanda”, explica Vitale. Após a privatização das telecomunicações, houve um aumento significativo no número de empresas utilizando a infraestrutura aérea em postes: hoje são mais de 20 mil em atividade. “Com muitos novos projetos, essa infraestrutura tornou-se muito mais ativa. A revisão modernizou a norma para refletir essa realidade”. 

Entre os aspectos definidos pela atualização da NBR 15.214, destacam-se a identificação e o posicionamento da caixa de emendas, a reserva técnica, o ponto de fixação e os distanciamentos das redes elétrica, de telecomunicações e de iluminação. Para esmiuçar o conteúdo da nova norma, foram convidados o engenheiro Rodrigo Urçulino, Analista de Proteção da Receita da Gerência de Receitas Acessórias da CEMIG; e Daniel Vagner Santos, consultor de telecomunicações da Vivo (Telefônica Brasil).

Segurança do trabalho e IA

A coordenação do workshop também escalou um time de especialistas para o painel “Explorando as Novas Normas de Segurança do Trabalho”, que aborda os principais pontos que devem ser implementados para garantir a segurança dos colaboradores das empresas que atuam na infraestrutura das redes aéreas. Ex-auditor do Ministério do Trabalho (MTb), o engenheiro, palestrante e consultor Gianfranco Pampalon será um dos técnicos presentes e abordará os acidentes por quedas de altura no setor de telecomunicações, que ocupam o primeiro lugar em número de ocorrências e o segundo em vítimas fatais.

Também participarão da discussão o engenheiro Aguinaldo Bizzo, membro dos grupos de trabalho da NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) e da NR-35 (Trabalhos em Altura) e diretor da DPST Engenharia; e o engenheiro Rodrigo Vaz, auditor fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, que tratará das diretrizes das ações de fiscalização do trabalho nas empresas de telecomunicações no Estado de São Paulo.

A moderação será feita pelo engenheiro Rogério Moreira Lima, Coordenador da Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes (CAPA) e da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) do CREA-MA. Os acidentes fatais envolvendo prestadores de serviços de telecomunicações aumentaram 525% entre 2015 e 2023, segundo dados do Anuário Estatístico da Abracopel 2024.

Soluções possibilitadas pela inteligência artificial serão apresentadas no painel “IA na Infraestrutura de Telecomunicações - Futuro dos Postes Compartilhados no Brasil”, que fecha a programação do workshop. O debate terá a presença da engenheira elétrica Flávia Letícia L. Tavares. Formada pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), a profissional atua como verificadora independente na ICO Consultoria, sendo responsável técnica pelo contrato de concessões da Infovia Digital do Estado de Mato Grosso do Sul. Ela integra o Infra Women Brazil (IWB), grupo sem fins lucrativos voltado à promoção e ao incentivo à presença de mulheres no setor de infraestrutura. 

O desafio de apresentar as soluções para o uso da IA nas telecomunicações ficará a cargo do engenheiro Daniel Moura, de Porto Alegre (RS), CEO e fundador da start-up Pix Force, que entregou mais de cem projetos que unem inteligência artificial e visão computacional para monitoramento em diversos segmentos da indústria. Reconhecida com premiações no Brasil e no exterior, a companhia fundada em 2016 já atendeu clientes como CEMIG, CFPL, Ipiranga e Vale, entre outros. O profissional discorrerá sobre a utilização de câmeras e técnicas de inteligência artificial para identificar automaticamente a situação da infraestrutura e dos ocupantes envolvidos com o intuito de facilitar a gestão dos ativos e a detecção de eventuais desvios nas redes implantadas.

Engenheiro, PhD, escritor e professor do Inatel, António Marcos Alberti explicará como as tecnologias emergentes podem criar novos modelos de governança, ao gerir recursos de forma mais eficiente. Ele é um dos responsáveis pelo Projeto NovaGenesis, de arquitetura 6G. “Vamos abordar soluções e proposições que podem ser úteis ao setor, de forma dinâmica, ativa e direcionada”, avalia o coordenador do workshop, que também será o mediador deste painel.

Sobre o NETCOM

Em sua 11ª edição, o NETCOM é o ponto de encontro dos profissionais de infraestrutura de redes, cabeamento e telecom, reunindo feira e congressos técnicos em um mesmo ambiente. Em 2024 o evento será realizado entre os dias 5 e 7 de agosto – no Expo Center Norte (Pavilhão Azul), em São Paulo – com uma programação que abrange toda a cadeia produtiva do segmento, incluindo indústria, distribuidores, instaladores, operadoras, data centers, provedores de Internet e usuários corporativos de TI.

Especialistas, pesquisadores e profissionais atuantes no mercado compartilharão seus conhecimentos, por mais de 30 horas, nos congressos que compõem o evento: 2° Congresso RTI de Fibra Óptica; 14° Congresso de Provedores de Internet; 15° Congresso RTI de Data Centers; 2° Congresso de Cabeamento e Instalações e 3° Workshop de Compartilhamento de Postes. 

Entre as questões técnicas, serão abordadas novas normas de segurança de instalação, estratégias de migração de redes e desenvolvimentos de padrões abertos, inteligência artificial, IoT – Internet das Coisas, 5G e a gestão dos provedores de Internet em um ambiente competitivo e cada vez mais consolidado.

Em uma área de exposição de 10.000 m², serão reunidos mais de 180 expositores nacionais e internacionais que apresentarão seus produtos e tecnologias. Os organizadores esperam receber 2.000 congressistas e 8.000 visitantes nos três dias de evento.

O NETCOM é uma realização da Aranda Eventos, empresa com 30 anos de experiência na organização e coorganização de eventos como as feiras e congressos Intersolar South America, Data Centers e Provedores de Internet. 

A promoção e a curadoria de conteúdo contam com o suporte da revista RTI - Redes, Telecom e Instalações, primeira revista direcionada aos profissionais de infraestrutura de redes e telecom lançada em 2000 pela Aranda Editora. O evento também conta com a parceria do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e das associações Associação Brasileira de Data Center (ABDC), Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (Abeprest), Associação Brasileira das Empresas e Profissionais de Engenharia das Comunicações e Infraestrutura (Aberimest), Associação Brasileira de Infraestrutura e Serviços Cloud (Abracloud), Associação Brasileira dos Operadores de Telecomunicações e Provedores de Internet (Abramulti), Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp) e União Brasileira dos Integradores de Soluções de Engenharia (UBIC). 

 

Serviço

3° Workshop RTI Compartilhamento de Postes

7 de agosto de 2024, das 13h30 às 18h30

 

NETCOM 2024

5, 6 e 7 de agosto

Expo Center Norte (Pavilhão Azul)

Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme. São Paulo-SP

Feira: 12h às 20h

Congressos: 13h30 às 18h30

Inscrições gratuitas pelo site www.netcom2024.com.br

 

Informações para a imprensa

(11) 99689-6712

Denise Marson - [email protected]


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DENISE BARBOSA MARSON
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp