20/06/2024 às 14h39min - Atualizada em 20/06/2024 às 18h08min

Saiba como o Grupo Sabará é referência em ações no combate às mudanças climáticas

Empresa brasileira referência em ESG possui cases de sucesso quando relaciona clima, biodiversidade e justiça social

LíCIA ASSUNçãO
Divulgação Concepta Ingredients

São Paulo, junho de 2024 – Com a notícia de que voltou a chover forte no Rio Grande do Sul, no fenômeno classificado como microexplosão, o alerta sobre as alterações climáticas e a relação do homem com o meio ambiente se acende. A situação no país reforça o dado do Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC), que aponta que mais de 40% da população do planeta está “altamente vulnerável” à mudança do clima. 

O assunto impacta a vida de todos em algum ponto, e é cada vez mais urgente e necessária a participação ativa de empresas e corporações na implantação de ações concretas na luta contra os efeitos das mudanças climáticas, especialmente aos mais afetados.

“Este momento é crucial, ao considerarmos o futuro do nosso planeta e de suas comunidades. A integração de justiça social nas discussões sobre clima, biodiversidade e desenvolvimento econômico é não apenas uma escolha sábia, mas um compromisso essencial”, acrescenta Giovanna. “No Brasil, um país em desenvolvimento e onde milhões de pessoas dependem direta e indiretamente da biodiversidade, os serviços ambientais, mecanismos de mercado e financiamentos que premiem e fomentem desenvolvimento da bioeconomia real são, a meu ver, a melhor maneira de enfrentar as mudanças do clima a longo prazo”, afirma.

Especializado em tecnologia e soluções para o tratamento de água e indústrias de alimentos e bebidas, o Grupo Sabará possui departamento de ESG estruturado e está sempre atento às decisões que impactam o mundo. A empresa defende que o investimento no desenvolvimento bioeconômico do país tem grande impacto não somente na biodiversidade, com a restauração e a regeneração de áreas degradadas e o consequente aumento do volume de carbono sequestrado e armazenado no solo, mas também deve envolver as pessoas e comunidades que mais serão atingidas pelas mudanças do clima. 

“Ao proteger a biodiversidade, ecossistemas são restaurados, promovermos a justiça social e construímos um caminho sólido para um futuro resiliente e sustentável, em que todos, sem exceção, colham os frutos dessa interdependência vital”, finaliza a coordenadora de ESG do Grupo Sabará.

Case de sucesso

O Grupo Sabará promove o ESG mesmo antes de existir a sigla agora tão popular. Conta com um trabalho consolidado há mais de 20 anos e conseguiu o cumprimento da meta de redução das emissões de GEE até 2030, que era de 42%, atingindo já em 2022 46% das reduções, graças ao trabalho feito especificamente com investimento em fontes limpas de energia.

Primeira empresa brasileira e primeira indústria química da América Latina a aprovar uma meta de redução de emissões na iniciativa Science Based Targets initiative (SBTi), o Grupo Sabará tem aprimorado as suas ações, enquanto acumula crescimento exponencial no faturamento: 323,7 milhões de reais em 2022.

“Por meio da unidade de negócio Concepta Ingredients (que fornece insumos para as indústrias alimentícia, nutracêutica, entre outras) contribuímos com a geração de renda para comunidades locais e a conservação indireta de áreas de vegetação natural, somando 548 mil hectares distribuídos entre os biomas brasileiros Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica”.

“Além disso, nosso sócio presidente, Ulisses Sabará, foi nomeado Local SDG Pioneer durante a Conferência de Líderes do Pacto Global e, em 2020, assumiu o compromisso de ser porta-voz oficial do ODS 15, ao ingressar na Líderes com ImPacto. As ações mencionadas acima têm destaques nos ODS 6 (Água Potável e Saneamento), ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima) e ODS 15 (Vida Terrestre)”, finaliza Giovanna.

Sobre o Grupo Sabará

O Grupo Sabará, com mais de 66 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Há três gerações, o Grupo supera desafios e se destaca nos seus mercados de atuação. Seu compromisso com o bem-estar das pessoas ao redor do mundo vai além da oferta de produtos e serviços inovadores. Suas atividades levam em consideração as gerações futuras, com foco em soluções que garantam a sustentabilidade. Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui presença em países da América do Sul, América do Norte e Europa. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de água no saneamento e indústria, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas. O desenvolvimento de seus produtos conta com o conhecimento e tecnologia 100% nacionais, fator que contribui para o Brasil se tornar referência em pesquisa de produtos em prol de um mundo sustentável.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Lícia Maria Assunção Martins
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp