20/06/2024 às 10h13min - Atualizada em 20/06/2024 às 18h08min

Sustentabilidade na indústria: Docol destaca suas práticas voltadas para conservação do meio ambiente

Empresa pioneira em tecnologias economizadoras reforça suas ações e produtos que contribuem para a preservação do futuro.

ISABELA NUNES | ENGAJE! COMUNICAçãO
(Foto: Divulgação/Docol)

Joinville, junho de 2024 — Para a Docol Mekal, a responsabilidade ambiental sempre fez parte do cotidiano, seja nos processos, cadeia de produção, no amplo portfólio de produtos ou na forma de se relacionar com instituições, pessoas e o mundo. Por isso, neste mês do Meio Ambiente, a companhia reforça o compromisso com a sustentabilidade.

A empresa, referência em metais sanitários, inox e louças, adota práticas importantes para reduzir o impacto de sua atividade industrial e uma delas diz respeito ao parque fabril, que preserva aproximadamente 205.796 m² de Mata Atlântica, o que representa 33% do espaço total.

Outro destaque é a gestão responsável dos resíduos gerados nos processos produtivos. O tratamento é realizado com responsabilidade desde a origem de geração dele. É feita a separação para a coleta e o armazenamento temporário em nossa central de resíduos, que depois segue para o transporte e a destinação final adequada, realizada por uma empresa devidamente licenciada.

De acordo com o Planejamento Estratégico, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) da empresa abrange várias ações, como reciclagem, destinação dos resíduos para aterros sanitários e industriais, rerrefino do óleo usado, autoclavagem e descontaminação.

A companhia também conta com iniciativas voltadas ao consumo consciente da água, como reuso dela em sistema fechado no processo, a captação de água da chuva, para utilização em locais que não exijam padrões de qualidade, e o tratamento de efluentes. Por meio dele, a água utilizada no processo industrial passa por três estações (2 ETE Físico-químicas do processo e 1 ETE de efluente biológico), que a devolvem aos rios isenta de compostos prejudiciais ao meio ambiente.

Atualmente, a energia elétrica consumida na empresa vem da compra de energia renovável no Mercado Livre de Energia, reduzindo assim a emissão de CO₂ na atmosfera, gás responsável pelo aquecimento global. Em 2022, por exemplo, foi certificada com a redução de 1.130,19 tCO₂ — toneladas de dióxido de carbono. Esta é uma redução significativa, já que para evitar que essa quantidade chegue até nossa atmosfera, seria preciso a conservação, no período de 20 anos, de 8.000 árvores, que absorvem o carbono, e o armazenam em seus troncos, galhos e suas folhas.

A empresa também gera energia solar por meio de painéis fotovoltaicos instalados em sua fábrica em Joinville–SC. Com isso, a empresa reduziu, mensalmente, cerca de 20% da energia consumida no prédio administrativo principal. Além da economia, há mais benefícios na utilização da energia solar, como o fato de não emitir poluentes, mitigando ainda mais os impactos no meio ambiente.

Na busca por promover um futuro sustentável, em 2022, a Docol criou o Instituto Ingo Doubrawa para apoiar projetos de educação ambiental e preservação de corpos de água doce e marinha, além de apoiar projetos que atuam em prol da diversidade e inclusão com foco em pessoas com deficiência. É uma homenagem ao Sr. Ingo Doubrawa, que foi um entusiasta das causas que apoiam o desenvolvimento humano.

Economia de água com produtos inovadores

Segundo Rodrigo Machado, gerente de Inovação da Docol Mekal, o compromisso com a sustentabilidade vai além do seu processo fabril. O bom design também deve se preocupar com o meio ambiente.

Entre os produtos sustentáveis da marca está o Registro Regulador de Vazão (RRV), projetado para banheiros e cozinhas, que garante até 70% de economia de água. A Docol também investe em inovações tecnológicas, como as linhas DocTech e DocVox. Elas possuem desligamento automático após 90 segundos e permitem a personalização de quantidades específicas, evitando desperdícios.

“A água é um recurso renovável, mas finito. Por isso, desenvolver produtos que favorecem o uso racional de água sempre foi um compromisso da Docol, um exemplo disso são os produtos LEED”, afirma Rodrigo.

Nove linhas diferentes com mais de 30 produtos, entre torneiras e chuveiros, compõem o portfólio desenvolvido para atender aos requisitos da certificação LEED (Leadership in energy and environmental design), reconhecida como a principal certificação da construção sustentável do país e promovida pelo Green Building Council Brasil. O selo tem o objetivo de estimular construções para que aproveitem melhor os recursos naturais, como o uso de energia solar, ventilação natural e economia de água.

“As pessoas querem cada vez mais saber informações sobre os produtos que compram e a sustentabilidade tem sido um critério muito forte entre os consumidores. Somos pioneiros em tecnologias economizadoras de água e oferecemos uma gama variada de produtos da marca que unem conforto, bem-estar, tecnologia e sustentabilidade. Isso com certeza é algo que nos destaca no mercado”, finaliza o gerente.

Sobre a Docol

A Docol é uma indústria brasileira com mais de seis décadas de existência e sede em Joinville. Seu objetivo é transformar o cotidiano por meio do design, proporcionando experiências únicas através da água, com soluções baseadas em inovação e sustentabilidade. Com um quadro de mais de 2.200 colaboradores e um portfólio com mais de 2.900 itens, a empresa atua nas categorias de inox, metais e louças sanitárias. Seus produtos, que acumulam prêmios ao redor do mundo, são exportados para mais de 35 países. A Docol é uma das líderes do segmento no Brasil e a maior exportadora de metais sanitários da América Latina, contando com 3 plantas industriais.

Para saber mais sobre a marca, acesse: www.docol.com.br.

Informações à imprensa

Isabela Nunes: [email protected] — (15) 99776-7998

Graziele Marronato: [email protected] — (11) 95312-3316

Jair Morello: [email protected]


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ISABELA NUNES DE ALMEIDA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp